Energia é um bem de primeira necessidade e normalmente só se percebe a sua presença quando há alguma interrupção no fornecimento dela. Todos os dias a CEMAR realiza alguns desligamentos no sistema elétrico para a realização de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico. São os Desligamentos Programados, intervenções para manutenções preventivas que têm por objetivo melhorar a qualidade do fornecimento da energia elétrica dos bairros ou municípios.
A Companhia sempre avisará seus clientes antes do desligamento, por meio das rádios, carros de som e pelo site da CEMAR, que é o”www.cemar116.com.br, onde semanalmente a tabela dos desligamentos é atualizada.
Por medida de segurança, a CEMAR orienta aos seus clientes a não fazer nenhum tipo de intervenção no sistema elétrico, quando sua área estiver mapeada para o desligamento programado, pois o restabelecimento do sistema de energia poderá ocorrer antes do horário previsto.
Contudo, nem todas as manutenções são realizadas com os consumidores desligados. Em muitos casos, a CEMAR utiliza as equipes de linha viva para fazer as intervenções, ou seja, equipes que trabalham com a rede energizada.
Na maioria das ações de manutenção preventiva a programação é feita de forma a desligar o menor número de consumidores possível, geralmente, trechos de uma determinada avenida ou apenas áreas de um bairro.
Conheça as situações nas quais a CEMAR realiza a manutenção:
· Árvores com galhos tocando na fiação elétrica – nesses casos as equipes podam os galhos;
· Postes danificados por abalroamento – acidentes em vias públicas;
· Colocação de espaçadores (peças de PVC) na rede de baixa tensão para evitar que os ventos fortes causem curto-circuito;
· Substituição de componentes da rede elétrica, tais como: cabos, fios, transformadores, isoladores e cruzetas;
As manutenções programadas são uma ação preventiva da CEMAR que visa a melhoria e expansão da rede elétrica. Se quiser mais informações sobre o assunto, procure uma das nossas Agências de Atendimento ou ligue 116. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Geral na Edição Nº 14603
Comentários