Manter as contas em dia é um desafio enfrentado todos os meses por milhares de brasileiros. Preocupada com o bem-estar do seu cliente, a CEMAR sugere uma série de ações para evitar a suspensão no fornecimento de energia por falta de pagamento. Dentre elas, podemos citar: variedade de datas de vencimento, o reaviso na conta, visita do agente relacionamento e palestras sobre o uso racional da energia elétrica.
A Resolução nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que as concessionárias de energia ofereçam pelo menos seis datas para o pagamento da fatura para escolha do consumidor, porém a CEMAR disponibiliza oito opções de datas (01, 06, 11, 16, 21, 24, 26 e 28). Dessa forma, o cliente escolhe data mais adequada dentre as alternativas disponíveis para efetuar o pagamento. Isso facilita a organização do orçamento e evita a cobrança de multa por atraso.
A vendedora Rosilene Araújo conta que estava pagando a conta sempre com atraso por causa da data de vencimento. “Como troquei de emprego, a data que recebo o meu salário também mudou. Numa visita à Agência de Atendimento da CEMAR para mudar o meu endereço, fui informada que poderia mudar a data de vencimento. Acho isso muito importante, pois só ajuda o consumidor, a empresa e todo mundo sai ganhando”, ressalta.
Outro dispositivo é o reaviso. Com ele o cliente é avisado que está em débito. O reaviso vem na conta num espaço em amarelo. Mas, para evitar o corte, no dia marcado para interrupção do fornecimento o cliente é visitado por um agente de relacionamento da Companhia que orienta o consumidor e dá mais 48h para o pagamento da dívida. Só depois de esgotadas as possibilidades é que o corte é efetuado.
A CEMAR realiza também palestras nas escolas e comunidades para levar informação à população quanto ao uso racional de energia e direitos e deveres. Nessas apresentações, colaboradores da Companhia dão dicas fáceis de como economizar energia. Lição aprendida por Jéssica Karoline Moura, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Luís de França Moreira. “Eu aprendi que sempre podemos gastar menos energia. Não podemos colocar a farda para secar atrás da geladeira e deixar todas as lâmpadas acesas, porque isso faz a conta vir mais alta”, explica.
Na Internet - Os clientes da CEMAR podem ainda visitar a agência virtual acessando o site www.cemar116.com.br. Nela podem ser feitos, online e sem custo algum, a impressão da segunda via da conta, a solicitação de pagamento por débito automático, com o qual o valor da fatura é descontado diretamente da conta bancária do consumidor, o acompanhamento do histórico de consumo, dentre outros serviços. Para isso basta ter em mãos o número da Unidade Consumidora e mais o CPF ou o CNPJ, no caso das empresas. Essa opção dá aos clientes mais comodidade permitindo que se resolva tudo de onde estiver pela internet.
O executivo de Relacionamento com o Cliente da CEMAR, Sandro Marcos Lemos, ressalta a importância dessas ações. “As pessoas geralmente desconhecem seus direitos e por isso ministramos palestras sobre direitos e deveres. Temos vários retornos positivos, por exemplo: quando temos palestras em escolas, os pais nos dizem que os seus filhos chegam em casa dando dicas de como economizar energia e isso é muito gratificante para a CEMAR”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)