As prefeituras são agentes muito importantes no uso e na gestão da energia elétrica. São elas as responsáveis pela gestão da iluminação pública, o uso racional da energia elétrica em seus prédios, evitando assim o desperdício do dinheiro público.
A CEMAR, demonstrando sempre o compromisso com os seus clientes, mantém uma estrutura dedicada exclusivamente ao atendimento das Prefeituras Municipais, com profissionais especializados na gestão de contas para ampliar e aprofundar o relacionamento comercial e garantir a melhor prestação de serviços a esse segmento de clientes corporativos.
Como forma de expressar esse bom relacionamento, a CEMAR instituiu, no início de 2013, uma premiação anual, tendo como finalidade essencial o reconhecimento público às prefeituras que mais se destacarem na gestão dos processos relacionados à energia elétrica: o Prêmio Município Eficiente.
“O objetivo do Prêmio Município Eficiente é motivar a cultura da boa gestão nos processos relacionados à energia elétrica nos municípios maranhenses, de modo a promover a qualidade nos serviços e estimular o contínuo aprimoramento por parte de cada gestor, destacando aqueles que obtiverem os melhores resultados”, disse o analista comercial de poder público da CEMAR, Rogério Aquino, esclarecendo ainda que “a participação das prefeituras independe de solicitação ou inscrição, ou seja, estão aptos a participar todos os municípios na nossa área de concessão, exceto aqueles que possuem contencioso com a CEMAR”.
Para incentivar a participação, as prefeituras vencedoras receberão troféus, certificados de reconhecimento, além de representação positiva junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, como gratificação e reconhecimento pelo bom desempenho. As prefeituras são avaliadas nos critérios de Cadastro, Adimplência, Iluminação Pública e Eficiência Energética, durante todo o ano.
Depois de acompanhar os resultados em todo o Maranhão, os municípios e gestores campeões da edição do Prêmio Município Eficiente foram: Anajatuba (1º lugar) – Prefeito Hélder Lopes Aragão, Carutapera (2º lugar) – Prefeito Amin Barbosa Quemel e Coelho Neto (3º lugar) – Prefeito Soliney de Barbosa Silva.
Vale frisar que os critérios avaliados pela Companhia são direcionados apenas à gestão da energia elétrica por parte dos municípios, sem equivaler-se das demais áreas de responsabilidade administrativas das prefeituras, por não corresponder em qualquer âmbito à prestação de serviço realizado pela CEMAR. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)