O deputado Carlos Amorim (PDT) disse, nessa quarta-feira (22), estar preocupado em relação à quantidade de obras financiadas pelo Governo Federal que estão inacabadas no Estado do Maranhão.
Ontem pela manhã, uma reportagem exibida pela TV Mirante destacou um conjunto habitacional que está sendo construído na cidade de Imperatriz, que já era pra ter sido entregue à população, mas que o prazo para entrega da obra expirou e não há previsão para entrega. A obra de R$ 13 milhões faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Eu fico preocupado com a quantidade de obras do Governo Federal, recursos da União, que estão aí em vários municípios, paradas, punindo não o gestor, mas punindo o povo. O cidadão que quer morar, o cidadão que quer a moradia digna, o cidadão que quer ser bem atendido no hospital, o cidadão que quer aprender em uma melhor escola”, declarou o deputado.
“Nós começamos a indagar de quem era a responsabilidade para estas obras estarem nessa situação: é do Governo Federal, que liberou plenamente os recursos? É da Caixa Econômica Federal, o agente financiador que faz intermédio para a liberação dos recursos? Como fica a participação das prefeituras nas cidades em que estão sendo feitas essas obras?”, refletiu o parlamentar.
O deputado citou também duas obras que foram iniciadas pelo Governo Jackson e que não foram prosseguidas pelo Governo Roseana. Foram duas escolas, uma no município de Lajeado Novo e outra em São Francisco do Brejão. As duas obras estão abandonadas. “Já informamos à governadora, já informamos ao secretário de Estado, fizemos apelos para que essas obras possam ser concluídas e entregues nesses municípios”, disse Carlos Amorim.
Ainda no seu discurso, Carlos Amorim fez um apelo à Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, da qual também faz parte, para que sejam feitas visitas em obras que estão sendo construídas com recursos tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal em várias regiões do Maranhão.
Lajeado Novo e São Francisco do Brejão
Na segunda-feira, 21, o deputado solicitou à Assembleia que encaminhasse ofício à governadora Roseana Sarney solicitando a retomada da construção da escola de ensino médio situada no município de Lajeado Novo, visando sua conclusão com a maior brevidade possível, a fim de oferecer educação de qualidade aos adolescentes que ali residem.
Alertou o deputado que “os pais de alunos interessados estão ansiosos e bastante preocupados com a continuação da paralisação das obras e reivindicam por nosso intermédio que providências sejam adotadas com a devida urgência, uma vez que o semestre avança já para seu final, provocando certo pânico pela indefinição de sua conclusão, levando em consideração que essa construção iniciada há mais de quatro anos permanece sem maiores explicações”.
SALIMP
O deputado Carlos Amorim fez questão ainda de encaminhar votos de aplausos à presidente da Academia de Letras de Imperatriz, Edna Ventura, e demais diretores pela realização do 11º SALIMP – Salão do Livro de Imperatriz, reconhecendo sua grande contribuição à consolidação sócio-cultural da Região Tocantina, contando com um público superior a 100 mil pessoas e registrando a venda acima de 96 mil livros. Dentre os presentes contaram-se professores, estudantes e famílias inteiras, garantindo o sucesso absoluto desse auspicioso evento.
Publicado em Geral na Edição Nº 14710
Comentários