A campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOp-IJ), ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o apoio da empresa paulista Ultragaz para confecção do material publicitário.
A entrega de 500 camisas e 10 mil panfletos aconteceu na sala da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst) e contou com a presença dos promotores de Justiça Márcia Moura Maia, coordenadora do Caop-IJ, Marco Aurélio Ramos Fonseca, diretor da Secinst, do gerente comercial da Ultragaz, Antonio Carlos Porto e dos consultores comerciais Roberto Leão, Rodrigo Pessoa e Ricardo Cutrim.
Para a promotora Márcia Maia, apesar do envolvimento dos Conselhos Tutelares do Estado, a grande dificuldade no desenvolvimento das campanhas propostas pelo Caop-IJ está na confecção dos materiais. “A iniciativa da Ultragaz é algo que precisamos encontrar por parte de mais empresas no estado”, acrescentou.
Um dos instrumentos importantes no combate à exploração sexual tem sido a denúncia, que leva a ações que possam fazer cessar os abusos. Em matéria recente em um programa de TV, a apresentadora Xuxa falou sobre os abusos que sofreu na adolescência e do quanto isto afetou sua vida. “Quando uma pessoa pública toma coragem para admitir que foi abusada, é possível encorajar que haja denúncias de outros casos”, frisou a promotora de Justiça, que informou, ainda, o 4º lugar do Maranhão em casos de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes pelo Disque 100.

Sobre a Campanha
O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um problema silencioso, com consequências desastrosas na vida de uma pessoa. Em 2012, o foco da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes está no próprio adolescente. A proposta é motivar que ele denuncie quando for abusado e, sobretudo, que não se torne um agressor. “Temos observado que muitos têm se tornado agressores. Por isso, queremos trabalhar nas escolas a importância da denúncia, mas também do uso correto das redes sociais e como o jovem pode se proteger”, informou Márcia Maia.
Segundo a promotora de Justiça, têm sido recorrentes casos em que os adolescentes postam fotos e vídeos de apelo sexual em que aparecem eles próprios, amigos e conhecidos. Quando isto acontece, o adolescente se torna o próprio agressor. Por isso, o Caop-IJ tem disponibilizado membros da equipe capacitados para ministrar palestras para os jovens.
Quanto à distribuição do material, a empresa Ultragaz incluirá os folders da Campanha na entrega do gás. A empresa possui 30 pontos de distribuição na região metropolitana e 60 postos em todo o Maranhão. (Virgínia Diniz / CCOM-MPMA)