Coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), a Câmara Setorial de Grãos foi ampliada e, agora, também incorpora os segmentos de suínos e aves. A mudança foi decidida na 2ª reunião ordinária da Câmara Setorial, que aconteceu essa semana em São Luís, e atendeu a solicitação dos representantes das instituições que participam do grupo de interlocução.
“A avicultura e a suinocultura são apêndices do setor de grãos, que dependem um do outro. Por isso, as discussões acabam sendo comuns. Os setores de suínos e aves são consumidores do setor de grãos. Unindo as discussões a solução para os gargalos dos três setores podem ser mais eficazes”, esclarece Vilson Ambrozi, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Soja do Baixo Parnaíba (Aprosoja), que presidiu interinamente a Câmara Setorial durante a reunião ordinária.
Durante a reunião o presidente da Associação dos Avicultores do Maranhão (Avima), José Augusto Monteiro, falou sobre as dificuldades e problemas dos produtores de frangos no Maranhão e a entrada indiscriminada da produção de outros estados. “A avicultura é um dos mais relevantes setores da cadeia do agronegócio brasileiro e está passando por um processo de reestruturação. Hoje o nosso estado produz cerca de 2,5 milhões de frangos industrial e, pelo menos 15 mil pessoas estão diretamente envolvidas na cadeia produtiva do frango no estado. Com a inclusão da cadeia produtiva de aves na câmara setorial de grãos esperamos resolver os problemas enfrentados pelos criadores, preservar e ampliar a avicultura do estado”, explica José Augusto Monteiro.
Para o coordenador das Câmaras Setoriais na Sagrima, Luiz Coelho, a inclusão dos segmentos de aves e suínos dará a oportunidade também de discutir as ações de promoção e manutenção da sanidade animal, evitando a ocorrência de doenças como a gripe aviária, que acomete os frangos. “Abrimos espaço para debater com as demais entidades de produção e as de pesquisas a questão da contenção de prováveis doenças no Maranhão”, afirma Luiz Coelho.
Membros
Além da Associação dos Avicultores do Maranhão (Avima), e Associação dos Produtores de Suínos do Maranhão (Assuima) que foram inclusos aos membros da Câmara nesta reunião, fazem parte da Câmara Setorial de Grãos, Suínos e Aves as Secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Federação da Agricultura do Maranhão (Faema) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Sebrae, Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Embrapa, Conab, Fiema, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Associação dos Produtores de Soja do Baixo Parnaíba (Aprosoja) e Bancos do Brasil, Amazônia e do Nordeste.
Publicado em Geral na Edição Nº 14782
Comentários