São Luís – O Banco do Nordeste acaba de finalizar mais uma etapa de divulgação das condições de acesso aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Por meio dos eventos FNE Itinerante, empreendedores individuais e micro e pequenos empresários tiveram a oportunidade de conhecer de perto as possibilidades de financiamento oferecidas pelo Fundo.
A escolha das localidades para realização do evento leva em conta aspectos como não possuir agência do Banco do Nordeste; estar inserido na região semiárida ou ser classificado como de “baixa renda”, conforme a tipologia da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR); ser dotado de razoável concentração de micro e pequenas empresas, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego; e não ter sediado edições do FNE Itinerante nos anos anteriores.
No Maranhão, as edições 2013 aconteceram nos municípios de Godofredo Viana, Vitorino Freire, Vargem Grande, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Colinas, Alcântara, Estreito, Tutóia, Guimarães, Humberto de Campos, Pio XII, São João dos Patos, Jenipapo dos Vieiras e Alto Alegre do Pindaré.
Mais de 2 mil micro e pequenos empresários e empreendedores individuais participaram dos eventos, compostos por apresentações sobre as principais linhas de financiamento disponíveis para o público-alvo da reunião, debates que proporcionam o aprofundamento das explicações sobre a aplicabilidade dos recursos do FNE e atendimento negocial individualizado.
O gerente de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste no Maranhão, Jaubas Alencar, lembra que o grande sucesso dos eventos se explica pelo comprometimento das equipes das agências em levar ao público-alvo as principais informações sobre o acesso aos recursos do FNE e as parcerias institucionais que são consolidadas nessas oportunidades.
“A importância do FNE Itinerante fica evidenciada quando recebemos a recorrente disponibilização, por parte dos municípios, de pontos de apoio para atendimento contínuo da população, já que não temos agência física nessas localidades. Esses espaços, chamados de Sala do Empreendedor, têm sido compartilhados com o Sebrae e outras instituições que atuam nos municípios em prol dos empreendedores locais. É perceptível a preocupação das entidades públicas e privadas pelo contínuo acesso a informações das linhas de crédito do FNE”, destaca Jaubas.
Publicado em Geral na Edição Nº 14885
Banco do Nordeste divulga FNE e amplia acesso ao crédito no interior do Maranhão
João Lisboa, Itinga e Estreito estão entre os municípios beneficiados
Comentários