Balsas - Representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se reuniram com o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, nessa segunda-feira (29), para discutirem detalhes sobre a implantação do campus da UFMA no município. Na ocasião, o assessor da Pró-Reitoria de Ensino, professor João de Deus, entregou o projeto do campus, que será construído num terreno doado pela prefeitura. “Será o terceiro maior campus da UFMA. Quando estiver em pleno funcionamento, terá cerca de 1080 alunos matriculados, que atenderão às demandas da região”.
O campus oferecerá cinco cursos: Licenciatura em Ciências Naturais, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (que permitirá também o acesso às Engenharias) e Engenharias Civil, Elétrica e Ambiental.
O início das aulas da UFMA no campus de Balsas está previsto para o segundo semestre de 2013. Primeiramente serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Enquanto a sede própria está em construção, a UFMA funcionará nas instalações Escola Municipal Maria Justina Serrão, cedida pelo município.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, o ingresso aos cursos poderá ser feito via Enem/SiSu. Se não houver tempo hábil do cadastro das vagas no Sistema do MEC, será realizado um vestibular pela UFMA.
O campus da UFMA será construído na MA-140, de Balsas. Estão sendo concluídas as licitações para o início da construção do campus, incluindo muro, cerca, pórtico, guarita e subestação de energia. O prefeito Luiz Rocha destaca que a intenção é transformar a região em um polo educacional. “Nossa juventude está ansiosa para o início dos cursos de uma instituição renomada como a UFMA. O município atrai estudantes de mais de 15 municípios da região. Precisamos formar os nossos próprios profissionais para atuar no mercado do Maranhão”.
O acesso às Engenharias
O modelo pedagógico de acesso às três Engenharias (Civil, Elétrica e Ambiental), que serão oferecidas no campus de Balsas da UFMA será por meio do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). O professor da UFMA Romildo Sampaio explica que o estudante que ingressar no BCT cursará os três anos do Bacharelado e já poderá o diploma de bacharel em Ciência e Tecnologia. Se optar por cursar uma das três Engenharias, dará continuidade ao curso por mais dois anos e terá concluído a graduação em Engenharia Civil, Elétrica ou Ambiental. “Ao término do BCT, o aluno pode ir para o mercado de trabalho, ou mesmo cursar uma pós-graduação, como um mestrado. Se optar pela Engenharia, ele dará continuidade a uma das três ‘terminalidades’ oferecidas pela Instituição”.
O professor explica que esse modelo pedagógico de Bacharelados Interdisciplinares que o Ministério da Educação tem adotado tem sido bem sucedido em torno de 20 Universidades Federais no Brasil. “É um modelo de sucesso, que já está sendo adotado também no campus de São Luís. Diminui a evasão e é muito vantajoso para o aluno e para a instituição”, avalia.
Publicado em Geral na Edição Nº 14692
Aulas do campus da UFMA em Balsas iniciarão no segundo semestre
Serão oferecidos cursos de Engenharias Civil, Elétrica e Ambiental, Ciências Naturais e Ciência e Tecnologia
Comentários