Equipe maranhense de futebol de 5 ficou com a medalha de prata nas Paralimpíadas Escolares 2012

O Maranhão fechou com saldo positivo a participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizadas na cidade de São Paulo. Contabilizando o quantitativo geral, a delegação maranhense somou 20 medalhas, ficando em 11º lugar na classificação geral.
O principal evento estudantil de esportes adaptados do Brasil promoveu durante três dias de competições grandes desafios e demonstrações de força, coragem e muita determinação nas disputas e conquistas alcançadas, fruto de um cotidiano de treinamentos e orientações aos estudantes-atletas, que têm idade entre 12 e 19 anos.
A delegação maranhense que contou com o patrocínio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) demonstrou durante os três dias de competições muita garra para vencer e garantir medalhas para o Estado.
No atletismo, os atletas deram um show de participações. Só na modalidade, foram 19 medalhas conquistadas e todo esse resultado, segundo o professor Ribamar Ribeiro da APAE São Luís, veio de muita determinação e dedicação dos atletas e pais que acreditaram no potencial que o esporte tem no desenvolver de seus filhos.
 “Esse resultado veio de muito trabalho e dedicação que realizamos durante todo ano com esses alunos e a contribuição dos pais foi fundamental, pois dá sustentação a eles. Há muitas barreiras, mas o bom é no final ver no rosto deles, a segurança e a força de vontade em continuar e perseverar por mais vitórias”, enfatizou Ribamar Ribeiro, professor de atletismo da APAE - São Luís.
No futebol de 5 (futebol para cegos), a conquista fechou com chave de ouro o último dia de participação maranhense nas Paralimpíadas Escolares. Os atletas conquistaram o segundo lugar ao pódio vencendo a partida contra o time da cidade de São Paulo, totalizando 7 pontos no geral, ficando atrás apenas da equipe do Rio de Janeiro que venceu com um total de 10 pontos.
Para o chefe da delegação maranhense e professor da APAE São Luís, José Henrique Azevedo, o “Mangueirão” o resultado das Paralimpíadas mostra o potencial dos paratletas que o estado do Maranhão possui. “As Paralimpíadas Escolares são uma forma de mostrar o potencial que nossos paratletas têm em representar nosso estado. Foi uma participação gratificante e esse resultado coroa todo um trabalho realizado. Agradeço todo apoio dado pela Sedel para que esses paratletas pudessem participar desta competição e em 2013 esperamos continuar trazendo frutos para o nosso Estado”, destacou o professor Mangueirão.
As Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012 foram realizadas no período de 17 a 19 de outubro pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. (Izabela Pinheiro)

Saldo de medalhas da delegação maranhense

Ouro: 05 medalhas
- Elizeu Costa Gomes - Arremesso de peso / Lançamento de dardo (2)
- Thiago Cardoso de Sousa - Arremesso de pelota / 1000 metros rasos (2)
- Ana Carolina do Nascimento Figueiredo - Lançamento de dardo (1)

Prata: 06 medalhas
- Equipe Futebol de 5 (1)
- Thaís Pereira França - 300 metros rasos / lançamento de pelota (2)
- Jonatas da Silva Macena - Arremesso de peso / 1.500 metros (2)
- Joelson Mendes Araújo - Lançamento de dardo (1)

Bronze: 09 medalhas
- Ana Karoline do Nascimento - 100 metros rasos (1)
- Thiago Cardoso Sousa - 100 metros rasos (1)
- Elizeu Felipe - 100 metros rasos / Lançamento de dardo (2)
- Joelson Mendes Araújo - Salto em distância (1)
- Luziano Silva Neves - Salto em distância (1)
- Thaís Pereira França - Salto em distância (1)
- Karolayne Lima Costa - 1000 metros rasos (1)
- Elidio do Nascimento Silva - 1000 metros rasos (1)