Cartaz em comemoração a um ano de funcionamento do Aplicativo do Procon/MA

Completando um ano de lançamento em maio, o aplicativo do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) está aproximando o órgão da população e facilita o acesso dos consumidores aos seus direitos. Em 12 meses, o aplicativo soma mais de 114 mil downloads e 14 mil denúncias em todo o Maranhão.
A funcionalidade e praticidade do aplicativo foram comprovadas pelo consumidor Juaresmar Santos que, no início do ano, formalizou uma reclamação contra uma empresa de telefonia. “Tentei várias vezes efetuar o cancelamento do meu plano controle com essa empresa, contudo sempre, ao tentar obter atendimento, a ligação caía ou o sistema ficava inoperante, me impossibilitando de cancelar o plano, que não estava mais suprindo minhas necessidades”, explica o consumidor.
A partir dessa situação, Juaresmar de Oliveira resolveu procurar formalizar sua reclamação no Procon. Como trabalha o dia inteiro e possui tempo curto para se deslocar até uma unidade, ele resolveu fazer download do aplicativo. “Já sabia da existência do aplicativo através das redes sociais, mas, até então, não tinha baixado no meu celular. Depois que formalizei a denúncia, o órgão me retornou em 24 horas e, com menos de uma semana, meu problema foi solucionado pela empresa”, conta, destacando a rapidez de resposta do órgão e elogiando o tratamento da equipe.
Assim como Juaresmar, outros consumidores têm suas demandas solucionadas por meio do aplicativo que, segundo o presidente do órgão, Duarte Júnior, é uma forma de os maranhenses formalizarem denúncia com menos burocracias. “Através dessa ferramenta, o consumidor tem os serviços oferecidos no órgão na palma da mão, podendo formalizar sua reclamação a qualquer hora do dia e da noite, em qualquer lugar”, destacou.
Além da grande procura dos maranhenses por informações e busca dos seus direitos por meio do aplicativo, o órgão tem recebido demanda de outros estados. Comumente alguns consumidores de cidades fora do Maranhão fazem download para acompanhar as últimas notícias, as dicas semanais, com conteúdo sobre dúvidas frequentes nas relações de consumo, e, também, solicitando informações e direcionamento.
O aplicativo do Procon/MA está disponível das plataformas IOS e Android. Oferece serviços como formalização de denúncia, notícias e ranking de empresas mais reclamadas.
Para formalizar uma denúncia é necessário preencher todos os campos e incluir imagens que comprovem a relação de consumo, o dano ou o vício, como a nota fiscal, a ordem de serviço ou o número do protocolo de atendimento. Além disso, o consumidor deve se atentar a informar os dados do reclamante, e, em seguida, verificar em sua caixa de e-mail ou lixo eletrônico a mensagem automática enviada após a formalização da denúncia, que garante que ela foi realizada com sucesso.