O deputado Antonio Pereira (DEM), membro da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, prometeu na manhã dessa quinta-feira (22), durante reunião com os representantes do projeto “Sisal - Ouro Verde do Maranhão”, que mobilizará o Executivo e o Legislativo estadual para colocar em prática, ainda este ano, o cultivo de sisal em 35 municípios do Estado.
O parlamentar informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da portaria 327/2001, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de agosto de 2011, aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do Sisal no Estado do Maranhão. “Os recursos para financiamento estão disponíveis. Faltam apenas incentivos para a execução do projeto”, revelou.
Segundo Antonio, o projeto beneficiará milhares de pessoas dos municípios de Alto Parnaíba, Amarante, Arame, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Luiz Rocha, Grajaú, Jatobá, Lagoa do Mato, Loreto, Mirador.
Também serão contempladas os municípios de Nova Colinas, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Sítio Novo, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
Combate à pobreza
O democrata entende que a cultura de Sisal no Estado do Maranhão é importante porque serve para produzir uma fibra, ecológica, utilizada em larga escala nas indústrias automobilística, farmacêutica e até na construção civil. “O Sisal serve para fabricar carrocerias de automóveis, remédio para diabetes, telhas e outros importantes produtos”, informou.
Para Antonio Pereira, a cultura do Sisal é importante também porque será um grande instrumento de combate à pobreza no Estado do Maranhão. Segundo o deputado, o projeto é voltado, sobretudo, para os pequenos e médios agricultores e, ao ser executado, vai gerar milhares de empregos para os maranhenses.
Pereira garantiu que, além de mobilizar o Executivo para colocar o projeto em prática, vai pedir uma reunião para tratar do assunto com o presidente da Comissão, deputado Zé Carlos (PT) e com outros parlamentares da Comissão. A reunião deve acontecer, na próxima semana, na Sala de Comissões da Assembleia.
Audiência e exposição
Durante a reunião, o idealizador do Projeto Sisal “Ouro Verde do Maranhão, Helberth de Oliveira, pediu que o deputado Antonio Pereira consiga uma audiência, para expor o projeto, com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e com a secretária de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade.
Helberth de Oliveira quer, também, que a Assembleia libere para expor um automóvel da Fiat, fabricado com fibras de Sisal. Pereira prometeu que os requerimentos serão encaminhados à governadora e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). (Assessoria)
Comentários