Diretor do Denatran apresenta o Siniave para os dirigentes de Detrans

Teve início, nessa quarta-feira (10), no Hotel Luzeiros, na Praia de São Marcos, o XXXVIII Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento que reúne diretores de todo o país para discutir questões gerais sobre o trânsito de seus estados e do país, como um todo, é realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND). O encontro encerra nesta quinta-feira (11).
O diretor-geral do Detran/MA, Flávio Trindade, acredita que a troca de experiência, a discussão técnica estabelecida no encontro e a participação do Departamento Nacional de Trânsito são a prova de que a AND está estabelecendo estreitamento do relacionamento dos órgãos nacionais com os estaduais. “É preciso ressaltar o resultado positivo a aproximação dos Detrans com o Denatran, pois dessa forma é possível avançar nas discussões políticas em prol de um trânsito seguro. E que tem mais a ganhar é a sociedade”, afirmou Flávio.
“Esse tipo de evento oportuniza que os dirigentes dos Detrans conheçam a realidade de outros estados e regiões e alinhem informações sobre as dificuldades enfrentadas por cada um. Todos aqui têm um mesmo objetivo que é o de buscar melhorias no trânsito e oferecer à população segurança de trafegabilidade. Agradeço o apoio e organização oferecidos pelo diretor-geral do Detran/MA, Flávio Trindade”, disse Teodoro Lopes, presidente da AND e presidentes do Detran/MT.
O encontro ocorre quatro vezes por ano, sendo sediado sempre em capitais diferentes do país com o intuito de levar os diretores a conhecerem a realidade do trânsito em cada região. Durante os dois dias diretores farão a exposição de suas dificuldades, trocarão experiências e sugestões afim de traçarem soluções e políticas que visem maior segurança no trânsito do Brasil.

Siniave
Os diretores do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde e Morvan Cotrim e o coordenador geral de informação e Estatística, Roberto Craveiro participaram do evento e apresentaram o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículo (Siniave). Este instrumento tem como objetivo padronizar um controle eficaz nas mais diversas áreas da administração pública. Um dos exemplos citados é a identificação de carros roubados ao passarem pelas antenas receptoras de dados.
Roberto Craveiro enfatizou que até o final de 2014 todos os veículos têm de estar com a placa eletrônica, ou seja todos os estados deverão cumprir a Resolução 412/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre a implantação do sistema. Todas as informações referentes ao assunto podem ser acessadas pelo site www.denatran.gov.br.