O Maranhão é um estado tipicamente quente, com temperaturas que sempre ultrapassam a casa dos 30 graus facilmente. Imperatriz não fica atrás dessas altas temperaturas, e para aliviar o calor, o velho e bom ventilador nem sempre tem ajudado. Muitas famílias estão à procura do ar condicionado, mas quem vai às compras tem pensado em um ponto importante, esse conforto exige uma estratégia para que a conta de energia não ultrapasse o orçamento no fim do mês.
Na hora de comprar estes produtos, confira sempre qual é a classificação. Às vezes a diferença de preço de um produto com maior eficiência já é paga com a diferença de gasto de energia no primeiro mês de uso. No caso dos equipamentos de ar condicionado, o cliente pode optar ainda pela tecnologia Inverter, que pode resultar em uma economia de até 60% se comparados com equipamentos splits comuns (on/off).
1 – Comece pela escolha do produto: Sempre que for comprar qualquer equipamento, escolha aqueles que apresentam o melhor índice de eficiência energética. Todo equipamento possui o selo de eficiência energética, o “Selo Procel de Economia de Energia”, que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.
2 – Escolha a capacidade adequada: Na hora de escolher o seu ar condicionado, você deve escolher de acordo com o ambiente que deseja climatizar. Calcular de forma adequada a capacidade do equipamento garante menos consumo. Se você comprar um equipamento abaixo da capacidade, ele terá que trabalhar muito mais para garantir a temperatura desejada, consumindo mais energia.
3 – Programe seu aparelho: Utilize sempre os recursos tecnológicos dos equipamentos. Muitas vezes uma simples programação pode garantir a economia na conta do final do mês. Na hora de dormir, por exemplo, programe a função Sleep do seu ar condicionado.
4 – Isole o ambiente: Na hora de esfriar (ou aquecer) um ambiente, é importante garantir a menor troca de temperatura com o ambiente externo. Evite que o ar entre, mantenha portas e janelas fechadas SEMPRE! Diminua, também, a incidência do sol fechando cortinas e persianas.
5 – Instalação: Na hora de definir onde o equipamento vai ser instalado, é sempre bom estar atento aos fatores ambientais. A condensadora (motor externo do equipamento) não deve ficar exposta ao sol, principalmente no período da tarde. Além disto, ela deve contar com uma boa circulação de ar.
A correta instalação do equipamento, seguindo o manual de instalação do fabricante, também é extremamente importante. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo, além de reduzir a vida útil do equipamento.
6 – Manutenção preventiva: Siga o manual do usuário do equipamento. Faça as manutenções periódicas indicadas. Mantenha o filtro do equipamento limpo. Assim, o seu ar condicionado funciona melhor e gasta menos energia. Atualmente, muitos modelos contam com o aviso limpa filtro. Fique atento.
7 – Não desligue toda hora: Vai se ausentar por pouco tempo do ambiente? Não desligue o ar condicionado! O aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente de novo.
8 – Regule a temperatura do aparelho: Se estiver muito calor, escolha a temperatura que garanta o conforto térmico. Ligar o ar condicionado na maior potência é desnecessário. Você vai gastar mais energia e gerar uma temperatura desagradável no ambiente. Por exemplo, se a temperatura externa estiver a 30 graus, o ar condicionado calibrado a 25 graus gasta um determinado valor de energia.
Publicado em Geral na Edição Nº 15542
Comentários