A 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS) trouxe em sua programação uma plenária com o Programa de Parceria Florestal (PPF) da Suzano Papel e Celulose. Apresentado em Palmas (TO), pelo gerente Luís Carlos Morais de Abreu, o programa visa estimular o desenvolvimento regional por meio de parcerias com produtores locais para o fornecimento de madeira do eucalipto.
“Participar da AGROTINS 2014 foi uma oportunidade para divulgar o desenvolvimento florestal nas regiões do norte do Tocantins, sobretudo a Região conhecida como Bico do Papagaio, sul do Maranhão e Pará, em especial o foco na expansão do Programa de Parceria Florestal da Suzano”, ressaltou o gerente do PPF da Suzano.
Reconhecida nacionalmente como um evento técnico relevante para a divulgação das novidades da área, a AGROTINS tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio. Busca ainda apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. Seu público-alvo é composto por produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e empresários ligados ao agronegócio.
Parceria florestal
O Programa Parceria Florestal é realizado em três modalidades: Renda Verde, para proprietários com até 15 módulos rurais (medida adotada pelo Incra), Invest Verde e Empreende Verde para propriedades com até 90 módulos fiscais. Nos três casos, a Suzano Papel e Celulose garante contratualmente a compra de um percentual mínimo da madeira produzida, sendo 95% para a modalidade Renda Verde, 70% de aquisição da madeira obtida no âmbito Invest Verde e 50% para a modalidade Empreende Verde. Em todas as modalidades as mudas para plantio e replantio são fornecidas pela Suzano a custo zero para o produtor, assim como a assistência técnica em todas as etapas da implantação florestal e manutenções até a colheita. Além disso, os produtores parceiros contam com o apoio da Suzano para realizar o planejamento do uso do solo de acordo com o órgão ambiental local e para a obtenção de licença de plantio, quando aplicável. (Assessoria de Imprensa)
Comentários