Página da Agerp na internet destacando detalhes do sistema

São Luís - A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) lança, por meio de seu site oficial (www.agerp.ma.gov.br) um sistema inédito no Maranhão, composto por mapas, (Mapas Agerp), no formato i3Geo (software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres).
O foco principal do sistema é qualificar o planejamento da Agerp para o segmento da Agricultura Familiar, por intermédio da pesquisa e integração de mapas e dados produzidos ou existentes, disponibilizando a técnicos, gestores, agricultores familiares e público em geral, dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises e de mapas sob demanda.
“Com esta iniciativa, a Agerp avança consideravelmente, quando fornece informações relevantes para seus gestores e principalmente para a sociedade, tornando o governo do estado, um agente promotor de transparência de suas ações”, afirmou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.
Para o diretor de Pesquisa e Planejamento da Agerp e coordenador do programa, Wellington Matos, o aplicativo tem como função primordial construir e integrar mapas temáticos interativos na internet e disseminar dados geoespaciais produzidos pela Agerp e parceiros. Desta maneira, é possível realizar o cruzamento de informações para análise da localização e de ações de planejamento de Pesquisa Agropecuária e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desta Agência e do governo de modo geral.
“O Maranhão é o quarto estado a ter um sistema de mapas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar. Os outros três, são Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte”, enfatizou Matos. Ele ressaltou a viabilidade de análise dos indicadores das políticas públicas desenvolvidas pelos Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O programa possibilita ainda a identificação da quantidade de beneficiários do programa federal Bolsa-Família em cada município, a visualização de projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), de terras indígenas demarcadas, da hidrografia e de estradas.
O sistema é hospedado em um modo aberto e flexível. Portanto, novas camadas poderão ser inseridas conforme o planejamento da Agerp, Sedes e demais órgãos estaduais. Para isso, é necessário que haja avaliação prévia de equipe técnica da Agerp e dos membros do Comitê de Trabalho sobre Indicadores Rurais do Maranhão (Cirma).