Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, será realizada a IV Jornada de Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA. Este ano, a Jornada tem como tema “Ciências Humanas e Educação Básica no Maranhão: o desafio das novas licenciaturas”, em que a ideia é discutir a qualidade dos profissionais que os cursos atuais de licenciatura estão formando e criar um espaço para debater os níveis da educação em Imperatriz e região.
As inscrições vão até 24 de novembro e são feitas online no ivjornadalch.blogspot.com.br/p/inscricoes.html” \n _blankblog da jornada, o participante preenche o formulário escolhe sua opção de minicurso e confirma a pré-inscrição. Os valores devem ser pagos no Campus Centro de Imperatriz à comissão organizadora do evento. Para ouvintes, o investimento é de R$ 10; para os que irão apresentar trabalhos, R$ 15.
A jornada acadêmica marca a trajetória do curso, que, há quatro anos, mobiliza pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral para discutir as questões sociais relevantes. O coordenador do curso, Emerson Rubens, esclarece que, em 2014, foi sugerido voltar o olhar para o assunto do ensino público, aproximando os debates acadêmicos das demandas sociais oriundas da educação pública fundamental. “A oportunidade servirá para avaliarmos o percurso do curso de Ciências Humanas, seus avanços e limites, além de possibilitar a reflexão a respeito das perspectivas profissionais, campos de atuação e formação acadêmica dos graduandos das novas licenciaturas”, destacou Rubens.
Toda a programação será desenvolvida na UFMA, exceto as três mesas-redondas que serão no Auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE), localizada na rua Simplício Moreira. Os temas discutidos nas mesas são a interdisciplinaridade das licenciaturas na educação básica, o mercado de trabalho para os novos professores formados na modalidade interdisciplinar e o balaço histórico das licenciaturas em todo o Estado do Maranhão e no Brasil. Haverá também seis minicursos com cargas horárias de 4 a 8 horas, três grupos de trabalhos (GTs) que discutirão a epistemologia educativa, a contextualização da educação dos povos indígenas e a educação ambiental ambiente.
Os envios dos trabalhos a serem apresentados nos GTs deverão ser realizados até o dia 16 de novembro.