Walter Lira é um dos novos dirigentes da FMF

Enfim, um dirigente de futebol do interior do estado está tendo vez na Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Na tarde dessa quarta-feira (28), o empresário e presidente do JV Lideral, Walter dos Santos Lira, foi convidado pelo interventor Antonio Américo Lobato Gonçalves e aceitou ser um dos diretores da Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Conforme informações passadas por Walter Lira a O PROGRESSO, a função dele na FMF, até o fim de dezembro, será a mesma do vice-presidente.
Walter Lira foi um dos baluartes da investigação feita pelo Ministério Público Estadual junto à FMF que culminou com a queda de Alberto Ferreira e de toda a diretoria da entidade. Quando de seu depoimento, Walter Lira informou, entre outras coisas, que a FMF havia recebido R$ 90 mil como patrocínio para os clubes e o dinheiro não foi distribuído nem consta o recebimento no balanço geral da entidade.
Walter Lira tem um grande conceito nos meios esportivos do Maranhão, desde que iniciou sua trajetória como dirigente de futebol. Primeiramente com o time amador do JV Lideral, passando pela escolinha, até chegar ao profissional com a subida para a elite em 2008 e a vertiginosa ascensão com a conquista do título de campeão maranhense da primeira divisão em 2009. Por conta desse título, o JV Lideral disputou a Copa do Brasil do ano passado, quando enfrentou a Ponte Preta. Empatou a primeira partida em 1 a 1 em Porto Franco e perdeu a segunda em Campinas por 4 a 1, sendo eliminado ainda na primeira fase. Mas valeu a participação. Como forma de protesto em virtude dos desmandos na FMF, Walter Lira resolveu paralisar as atividades profissionais do JV Lideral, ficando apenas com as divisões de base até o Sub-18. Com esse time, conquistou recentemente a Copa Maranhão e garantiu vaga na Copa São Paulo Júnior em 2012, competição que disputou pela primeira vez este ano.
Walter Lira pode contribuir e muito como diretor da FMF. Bem sucedido no mundo empresarial com sua empresa Empreendimentos Lideral, ele certamente vai levar suas ideias para serem estudadas e aplicadas, desde que aprovadas, no futebol maranhense.
Sempre foi falado que a redenção do futebol maranhense teria de passar por Imperatriz e parece que essa profecia está sendo concretizada.