Vinicius é um dos jogadores mais valorizados de Portugal - Foto Divulgação/Benfica

Com a volta do Campeonato Português, volta também um brasileiro de muito destaque: Carlos Vinicius, o Vinicius da Pose. O atacante do Benfica é o artilheiro da competição com 19 gols marcados em 22 partidas disputadas e a grande esperança dos encarnados para assumir a liderança do Português.
Nascido no Maranhão em 25 de março de 1995, Carlos Vinicius começou nas categorias de base do Santos e passou por Desportivo Brasil e Palmeiras antes de fazer sua estreia profissional pela Caldense em 2017.
Sem muitas chances na Caldense, se transferiu para o Grêmio Anápolis, onde também não teve muitas oportunidades e estava prestes a desistir do futebol antes de sua vida mudar completamente.
Luís Neves, dirigente do Real Massamá de Portugal, estava no Brasil para observar outro jogador durante o Campeonato Goiano, mas o pouco que viu do atacante brasileiro foi o suficiente para querer levar Carlos Vinicius para Portugal.
“Já quando estava aqui, me revelou que havia preparado tudo com a esposa para desistir do futebol após aquele campeonato. Não estava satisfeito com o pouco tempo e queria sair”, recorda Bruno Carvalho, então auxiliar da equipe portuguesa e responsável pelo treino dos atacantes na época que Vini chegou ao clube, em entrevista ao Maisfutebol, de Portugal.
Aos 22 anos, Vinicius rumou a Portugal em busca da última cartada: a segunda divisão portuguesa. Logo em sua estreia, um hat-trick contra o Leixões. Em 37 jogos, marcou 19 gols. O suficiente para o Napoli apostar em sua contratação por cerca de 4 milhões de euros (R$ 19 milhões).
Como de costume, foi logo emprestado de volta para Portugal, aonde jogou pelo Rio Ave por uma temporada, aonde marcou 14 gols em 20 partidas. No retorno ao Napoli, um novo empréstimo: dessa vez o destino era o Monaco, da França, por seis meses.
O nascimento do ‘Vini da Pose’ - Tudo começou no YouTube. O canal BitFut, comandado por Pedro Silveira, decidiu fazer um “Modo Carreira” no FIFA 19 com o Napoli e acabou descobrindo Vinicius. Então com uma nota geral de apenas 67, o jogador se destacou por uma foto muito estranha em seu avatar.
Por conta da pose do jogador na foto e o overall baixo, os mais de 500 mil seguidores do canal começaram a fazer campanha pela entrada do jogador e por uma comemoração com a pose de Mbappé em caso de gol no futebol virtual.
Como Carlos Vinicius não era conhecido, demorou para que as pessoas percebessem depois que a foto sequer era dele, mas sim de Vinicius Freitas, então jogador da Chapecoense.
A história virou meio que uma pequena lenda no canal e, finalmente, o primeiro gol e a comemoração aconteceram. Depois do feito, os seguidores do BitFut começaram a fazer campanha no Instagram de Vinicius, o correto, para que ele comemorasse com a pose.
A primeira comemoração - A campanha ganhou proporções ainda maiores quando o perfil oficial do Monaco no Brasil anunciou a contratação de Carlos Vinicius com “tem que fazer a pose, Vinicius”. E foi o que o Vini acabou fazendo.
Após balançar as redes pela primeira vez com a camisa do Monaco, Vinicius viu seu gol ser anulado, mas não antes de fazer a pose como uma forma de homenagear Mbappé, que foi revelado pela equipe.
Foi o suficiente, porém, para a imagem se espalhar entre os seguidores do canal e Vinicius adotar não só a comemoração, como o apelido.
A consagração no Benfica - Depois de uma boa passagem pelo Monaco, o Benfica decidiu pagar 17 milhões de euros ao Napoli e apostar no brasileiro. E a aposta não decepcionou.
Logo em sua estreia, diante do Paços Ferreira, Vinicius balançou a rede. E repetiu o feito 14 vezes nas 18 oportunidades que teve nesta edição do Campeonato Português.