Campeonato Maranhense foi suspenso ainda na primeira fase - Foto Lucas Almeida/L17 Comunicação

Com a suspensão de todas as competições locais e nacionais, o meio do futebol vive a dúvida sobre o que será feito do calendário e de que forma cada Federação irá caminhar quando finalmente toda a situação pandêmica do novo coronavírus passar. Uma das principais dúvidas, é se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá orientar o término de todos os estaduais ou partirá logo para disputas dos Campeonatos Brasileiros.
O vice-presidente de competições da Federação Maranhense de Futebol, Hans Nina, diz que no entendimento da entidade o melhor caminho seria logo a finalização dos estaduais. Entretanto, o dirigente revela que a FMF trabalha com um plano B, podendo realizar o Campeonato Maranhense no segundo semestre e cancelar a Copa FMF deste ano.
“Penso que os Estaduais (sobre o que deve ser iniciado primeiro quando o calendário for reiniciado), a maioria ja passou de 50%. Mesmo que tenhamos que efetivar alguma mudança de formato (eliminando jogos de volta, por exemplo), é mais rápido pra concluir. Por outro lado, caso a decisão da CBF seja de começar logo o Brasileiro, no nosso caso, os clubes que não disputam a competição, o prejuízo pode ser minimizado. Como todos irão participar da Copa FMF, há a alternativa de cancelar e concluir o Estadual em seu lugar. Vamos aguardar, mas cremos que é possível reduzir os danos. Prejuízos serão de todos. Que consigamos minimiza-los”, disse Hans Nina.
Assim como a CBF, a Federação Maranhense de Futebol suspendeu todas as suas competições e orientou as ligas a fazerem o mesmo. A entidade também parou com todas suas atividades administrativas e licenciou todos seus funcionários. Caso a paralisação dure mais de um mês, será considerada a antecipação de férias.
Logo depois das decisões divulgadas pela FMF as equipes do futebol maranhense foram paralisando suas atividades. Atualmente, todas as equipes da elite maranhense estão com treinos suspensos.
Neste contexto, a FMF solicitou aos clubes maranhenses informações sobre duração de contrato dos atletas. De acordo com a entidade, a medida divulgada recentemente visa traçar um panorama atual de cada equipe para pontuar as despesas durante a paralisação por conta do novo coronavírus.