Jogo entre Imperatriz e Moto no Frei com viótoiria do Papão, pelo estadual 2020 - Foto Divulgação/Vagner Júnior/SID

Perguntado, por meio de uma enquete, o que o torcedor acredita que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e os clubes devem fazer com o Campeonato Maranhense, paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus, desde o dia 16 de março. A maioria acredita que o melhor a se fazer é não continuar com a competição. A enquete ficou no ar durante seis dias e foi encerrada na manhã desta segunda-feira (11).
Segundo o resultado, a maioria composta com 56,39% dos votos acredita que o Campeonato Maranhense deve ser encerrado com a classificação atual. Se fosse assim, o Moto seria o campeão, o Sampaio ficaria como vice, seguidos por Pinheiro, Juventude, Imperatriz e Maranhão, respectivamente. Os rebaixados seriam São José e Cordino (que já está rebaixado antes da conclusão da primeira fase).
A segunda opção mais votada, com 22,22%, foi a de recomeçar o Estadual antes do Campeonato Brasileiro. Pela andar da carruagem, com menos datas ainda na temporada, a tendência é que haja o encontro do Estadual com as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, se esta for a decisão tomada. O Sampaio é o maranhense na Série B, o Imperatriz está na Série C, enquanto Moto e Juventude disputam a Série D no cenário nacional.
A terceira opção mais votada foi a que levanta mais polêmica, a de cancelar a competição estadual. Foram 12,22% dos votos nesta opção. Se esta for a decisão tomada, as vagas para Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D de 2021 terão que ter outro critério adotado para classificar as equipes, uma vez que tudo isto é definido pela posição final dos times no Campeonato Maranhense.
Por fim, com 9,17% dos votos, a opção que diz que o Estadual deve recomeçar depois do Campeonato Brasileiro mostrou ter um apoio pequeno da torcida.
O Campeonato Maranhense foi interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus, a exemplo do esporte pelo mundo. Quando a competição parou, a primeira fase estava praticamente no final e o Moto Club já estava classificado em primeiro lugar para a semifinal, enquanto que o Cordino já estava rebaixado para a Série B.