Não há, nos meios do esporte local, quem não conheça Antonio Carlos Santos, mais conhecido por ‘Japão’, secretário geral da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF) e auxiliar de todos os clubes profissionais da região, como o Imperatriz.
O Japão é quem regulariza jogadores, faz contato com a Federação Maranhense de Futebol (FMF), onde tem carta branca, e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde é conhecido. Enfim, questões intrincadas quanto a transferência de jogadores são com ele mesmo. No ano passado, o Japão conseguiu regularizar jogadores contratados pelo Imperatriz com transferências internacionais, tirando a famosa senha para o Cavalo de Aço, documento que todo time grande tem.
E agora, com essa nova cara do Imperatriz, não está sendo diferente. Antonio Carlos Santos está trabalhando o contrato de jogadores e o seu devido registro junto à CBF e à FMF para o Campeonato Maranhense de 2017, que começa dia 21 janeiro.
No decorrer dos tempos, o Imperatriz sempre teve um histórico de não regularizar jogadores em tempo hábil. Isso já acarretou problemas para os treinadores, que treinavam um time e no dia da estreia tinham de escalar um diferente. O caso mais recente foi do estadual de 2016, em que o treinador Marcelo Salles teve de escalar até juvenil na primeira partida do estadual, contra o Maranhão, e perdeu no Frei Epifânio.
Mas, desta vez, o Japão, em entrevista a O PROGRESSO, disse que Sinomar Naves terá todos os jogadores em condições de jogo.
Segundo ele, todo o processo para regularizar os jogadores do Imperatriz já foi feito desde o dia 14. Todos os levantamentos já foram feitos e passados para a diretoria. Ainda não foram enviados para a FMF e CBF, porque as duas entidades ainda estão em recesso e só retornam às atividades na próxima semana. Dois casos ainda estão sendo avaliados. Os de Adauto, que tem vínculo com o Paysandu, e Aelson, com o Brusque, cujos contratos ainda não foram dado baixa, justamente porque as federações ainda não voltaram do recesso.
“Com certeza, todos os jogadores estarão garantidos para a estreia no estadual”, garantiu.
Japão confirmou que nesta sexta-feira (6) os jogadores vão fazer exames médicos para que sejam cumpridas exigências da CBF. Os resultados serão juntados aos processos de regularização.