Antonio Américo na mesa com o vice-presidente Walter Lira, diretor técnico Evandro Marques e demais autoridades do esporte

Como estava programado, aconteceu nessa quinta-feira (8) a reunião da alta cúpula da Federação Maranhense de Futebol (FMF) encabeçada pelo interventor Antonio Américo e todos os seus principais assessores.
Demonstrando que uma nova fase no futebol maranhense está a caminho, na reunião de ontem compareceram 22 dirigentes de ligas de futebol de cidades da região tocantina, sul e centro sul do estado do Maranhão.
Uma faixa com o nome da Federação Maranhense de Futebol (FMF) chamou a atenção pelo seu conteúdo, que diz: “A renovação do futebol maranhense começa pela região sul”.
O interventor Antonio Américo iniciou a sua fala aos presentes dando ciência do que havia encontrado na FMF. O que mais chamou a atenção foi a dívida encontrada e declarada pelo interventor: R$ 1.500.000.00. Outra constatação feita por Antonio Américo foi quando ele afirmou que o futebol maranhense está todo corrompido. Citou, inclusive, parte da imprensa, já que, como ele disse, toda regra tem exceção de estar metida nesses casos de corrupção. Também citou dirigentes de ligas e outros setores com esse mesmo mal.

Anistia

Falando diretamente aos dirigentes de ligas, Antonio Américo disse que pretende que todas as ligas estejam devidamente regularizadas. Ele informou aos presidentes dessas ligas ou os seus representantes na reunião que vai anistiar todos que porventura tiverem débitos pendentes junto à FMF para facilitar a regularização. Avisou que a anistia será para todos, mas o prazo é tão somente até o dia 30 deste mês de dezembro.

Série C em 2013

Antonio Américo confirmou o que já havia anunciado anteriormente. Será criado, a partir de 2013, o Campeonato Maranhense da Série C. Segundo o interventor, a Série C garantirá quatro equipes na Série B a partir de 2013.
Ele criticou a forma como foi feita a Série B deste ano no futebol maranhense, que teve apenas três participantes (Viana, Sabiá e Timon). Para 2012, segundo o presidente, doze equipes já estão garantidas na disputa da segunda divisão. “Vamos facilitar o máximo para essas equipes”, disse.

Curso de arbitragem

Está previsto para um futuro breve, como disse o interventor, um curso de arbitragem para a região tocantina. Esse curso terá a duração de um ano. “Não é justo que um árbitro de futebol seja formado em apenas três meses, como acontece no Maranhão”, disse.
O presidente federacionista e seus assessores foram saudados por todos os presentes, que deram total apoio à sua vinda a Imperatriz. Antonio Américo disse que virá outras vezes para novos encontros e com a reunião centralizada em outra cidade da região tocantina.
No início da noite, os dirigentes da FMF foram para o estádio municipal, onde prestigiaram as decisões do futebol amador. No fim da noite, retornaram à capital do estado.