Presidente da FMF, Antonio Américo, confia nos clubes

O Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão-TJD-MA suspendeu os oito clubes da primeira divisão do Campeonato Maranhense.
A ação, divulgada através da portaria 001/2019, teve como motivação as dívidas dos clubes para com o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, em função de julgamentos já transitado em julgado.
A suspensão pode definir a paralisação do Campeonato Maranhense e prejudicar principalmente os quatro clubes que estão na semifinal do certame, cujos jogos de ida estão marcados para acontecer na próxima terça-feira, dia 2 de abril, entre Sampaio x Imperatriz e Maranhão x Moto.
Alguns clubes se pronunciaram sobre a cobrança e os quatro envolvidos nas semifinais do Estadual negaram que tenham dívidas.
O Imperatriz disse que “não reconhece a dívida, pois são dívidas de 2017. Solicitamos o relatório completo. Se houver inadimplência, quitamos amanhã (terça) mesmo.”
O Sampaio Corrêa disse que “já havia pago. A presidente do TJD foi comunicada e reconheceu o equívoco. Será emitida outra portaria com a retificação.” Até a publicação desta matéria nenhuma portaria teve retificação.
O Moto Club divulgou uma nota sobre o assunto e disse que “em nenhum momento foi notificado quanto a débitos referentes ao campeonato estadual, tão pouco tem conhecimento de algum valor. Dessa forma a instituição Moto Club irá contestar tal decisão e tomar às medidas cabíveis para sanar o problema para que tudo ocorra com o máximo de lisura possível na reta final da competição.”
O Maranhão informou que suas “direções administrativa e jurídica estão checando. Mas, em princípio informação que temos é que não procede”.
Na portaria publicada nessa segunda-feira (25) o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão elenca uma série de motivos para divulgação da portaria como o fato das sanções já terem transitado em julgado, a falta de interesse dos clubes de parcelamento das dívidas, o aumento de prazo para pagamento, entres outros aspectos citados como justificativas. O TJD-MA também chamou atenção para finanças adquiridas pelos clubes por meio da Lei de Incetivo ao Esporte, que destinou recursos aos participantes do Campeonato Maranhense 2019.
A FMF informou que irá “aguardar o pagamento ou demonstração de pago” para tomar as ações devidas.