Reviravolta no Campeonato Maranhense da Segunda Divisão do Maranhão. O Sabiá Futebol Clube, de Caxias, é de fato e de direito o campeão maranhense de futebol da segunda divisão 2011.
O título foi passado ao Sabiá na tarde dessa quarta-feira (21), após o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão punir o Esporte Clube Viana com a perda dos pontos obtidos no jogo da volta, nas finais da competição, por ter utilizado o atacante Niltinho de forma irregular.
Em campo, as duas equipes asseguram vaga para a elite do futebol maranhense em 2012. Nas finais da Série B, o Viana jogava por dois resultados iguais por ter feito melhor campanha. O representante da Princesa do Sertão venceu o primeiro duelo por 2 a 1, no dia 19 de novembro, em Caxias. Na partida de volta, dia 26 de novembro, em Viana, os donos da casa saíram de campo com uma vitória por 1 a 0, placar suficiente para garantir o título. Mas um detalhe, que pode ser considerado erro primário, manchou a festa vianense: o jogador Lenilton Pinto Gau, ou melhor, o atacante Niltinho, que estava suspenso com três cartões amarelos, participou da partida decisiva.
O troféu de campeão foi entregue pelo presidente interino da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo Lobato, ao Leão da Baixada. No entanto, dentro do prazo que rege o regulamento da competição, os dirigentes do Pássaro dos Cocais denunciaram o Viana ao TJD por infringir o Artigo 214 do CBJD.
O julgamento, a princípio marcado para a semana passada, não ocorreu por falta de quorum na sessão de instrução e julgamento. Mas, como o TJD-MA entra em recesso esta semana, o Tribunal voltou a se reunir na tarde dessa quarta-feira e, por unanimidade, puniu o Esporte Clube Viana com a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitoria no Regulamento da Competição, e independentemente do resultado da partida.
Agora, após a homologação do resultado, o TJD vai encaminhar a decisão para a FMF a fim de que a entidade possa baixar portaria declarando o Sabiá FC campeão maranhense de futebol da Segunda Divisão em 2011.
Ao Esporte Clube Viana, como em qualquer caso de julgamento, caberá recurso, no entanto contra provas não há argumentos. Neste caso, as provas são contundentes e mesmo que os dirigentes vianenses possam argumentar, não tem como negar que o atleta jogou de forma irregular, basta consultar o conteúdo de súmulas e borderôs da competição acessíveis no site da própria FMF.
Cabe também à própria Federação Maranhense de Futebol encaminhar documento ao Viana pedindo a devolução do troféu de campeão que deverá ser entregue ao Sabiá FC. Este, por sua vez, também encaminhará o troféu que está de posse, o de vice-campeão, para ser repassado ao Viana.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14284
Comentários