Na retrospectiva de O PROGRESSO em 2011, foi informado que o Imperatriz não tinha sido campeão maranhense nem da Copa União daquele ano, mas havia feito uma campanha razoável, pois ficou em terceiro lugar na classificação geral e foi vice-campeão de um turno da Copa União.
Em 2012, o Imperatriz ficou em oitavo lugar na classificação geral do Campeonato Maranhense, enquanto que na Copa União fez uma primeira fase excelente, chegando em primeiro lugar invicto, mas na segunda, em função da crise financeira, o time não venceu um jogo sequer.
Os dois acontecimentos que marcaram o futebol maranhense em 2012 foram o acesso do Sampaio Corrêa à Série C e a reinauguração do Castelão. O Sampaio foi campeão invicto da Série D e ainda conquistou o Estadual (tricampeão) e a Copa União (bicampeão). O Maranhão, vice-campeão estadual e da Copa União, ganhou o direito de disputar a Série D e Copa do Brasil de 2013.
O campeão da segunda divisão é o Balsas e o Americano ficou com o vice-campeonato. Ambos estão na elite do futebol maranhense. O Moto, como time grande que é, teve mais um ano negativo e, pela segunda vez em três anos, caiu para a segunda divisão.
No futebol local, o JV Lideral, que foi “o bicho” em 2011, não reeditou sua façanha. Em 2012, o Tricolor do Camaçari somente conquistou os títulos do Sub-18 e do Sub-15.
Na primeira divisão, a grande surpresa foi a conquista do título pelo Santa Cruz. O Botafogo ficou com o vice. Na segunda divisão, o Novo Horizonte voltou à elite conquistando o título e o Feirinha é a grande novidade para a primeira divisão em 2013. O JV Lideral foi o campeão do Torneio do Trabalhador e a Cemar, o vice.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14593
Temporada de 2012 foi uma das piores para o Cavalo de Aço
Dois acontecimentos marcaram o futebol maranhense em 2012: o acesso do Sampaio Corrêa à Série C e a reinauguração do Castelão
Comentários