O Tocantins Esporte Clube, o Tecão Maravilha, depois de 14 anos volta às suas atividades, com a abertura inicialmente do departamento de futebol amador, para participação em competições amadoras em Imperatriz e região.
A primeira competição que o Tocantins Esporte Clube vai participar, depois de sua volta às atividades, é a ‘Copa Grande Jogada’, que tem início nesta quinta-feira (31), às 20 horas no Estádio Frei Epifânio. O primeiro jogo do Tocantins será contra o Ferrari.
De acordo com as pessoas que estão nesse imbróglio da volta do Tocantins, como Itamar Alves, Wallas Casanova, entre outros, a participação do time em competições do futebol amador é o primeiro passo para que o Tecão possa também voltar ao futebol profissional.
O Tocantins Esporte Clube foi fundado no dia 2 de dezembro de 1975, fruto da união entre um grupo de abnegados do futebol. Foi do Diesel Carolina, um time amador de Imperatriz, que representava a revenda Toyota na época, que surgiu o Tocantins Esporte Clube, o Tecão Maravilha, e que tem como mascote o ‘Incrivel Hulk’. No atual ranking da CBF, o Tocantins é o 325° colocado.
O maior rival do Tocantins é o Imperatriz, com o qual realizava o clássico “Tocantriz”. A maior diferença de placar no confronto foi no Campeonato Maranhense de 1988 - Imperatriz 14 x 2 Tocantins, que é inclusive a terceira maior goleada da história do Campeonato Maranhense. Mas agora está iniciando uma nova história na vida do verde e branco.
No profissional, o Tocantins tem apenas um título a nível estadual, campeão Maranhense da Segunda Divisão em 2001. Pelo Campeonato Imperatrizense, o Tocantins tem três títulos. Bi- campeão em 1983/1984 e o último título conquistado no amador, foi em 1987.
O Tocantins já teve grandes times. Um dos mais marcantes foi:
Reginaldo; Zé Jorge, Welton, Hércules e Edmilson; Zequinha, Tonhão e Manoel Pedro; Pirila, Fernandinho e Jerônimo.
Já teve outros grande times, com Fabinho, Justino, Leite (goleiro), entre outros.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15569
Comentários