Aline Sousa e Wadson Fróes: medalhistas maranhenses nas Olimpíadas Escolares

As disputas do taekwondo nas Olimpíadas Escolares, categoria Infanto (de 15 a 17 anos), terminaram com um saldo positivo para o Maranhão, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). Os maranhenses foram bem na competição realizada na cidade de Cuiabá e conquistaram duas medalhas, sendo uma de prata e uma de bronze. Com mais estas medalhas, o Maranhão já contabiliza quatro, sendo duas no judô e duas no taekwondo.
A primeira medalha de prata do Maranhão nesta edição das Olimpíadas Escolares veio com as meninas. Na categoria Pesado, Aline Sousa, do Liceu Maranhense, ficou na segunda colocação e garantiu a medalha no taekwondo.
Aline Sousa estreou na competição com uma excelente vitória sobre Cleydiene Carneiro (DF) na fase de oitavas de final. Nas quartas, a maranhense superou Brena Ribeiro (CE) para avançar na competição nacional. Na semifinal, a estudante do Liceu Maranhense derrotou Aldenísia Araújo (RN) e chegou à decisão.
Na disputa pela medalha de ouro, a maranhense lutou bem e por muito pouco não garantiu a vitória sobre Karolline Neves (ES). A capixaba ficou com o ouro e Aline Sousa com a prata.
Já na categoria Médio do taekwondo masculino, Wadson Froes, do Cintra, conquistou a terceira medalha de bronze para o Maranhão após superar atletas do Mato Grosso, do Rio Grande do Sul e da Bahia. A única derrota do maranhense aconteceu na semifinal diante de Assis Tavares Filho (AP).
Além destas duas medalhas do taekwondo, o Maranhão já havia conquistado dois bronzes com os judocas Leonardo Diniz e Robson Neto.
No quadro geral, o Maranhão contabiliza agora quatro medalhas, uma de prata e três de bronze. As duas primeiras medalhas conquistadas foram de bronze através do judô.
O Maranhão ainda tem grandes chances de conquistar uma medalha de ouro com o vôlei masculino, através da equipe do Colégio Rui Barbosa, que é um dos favoritos.