A equipe de basquete do Cenapa é formada por cadeirantes, que encontraram nessa modalidade esportiva uma maneira de superar um acidente que os deixou nessa condição. Sob o comando de José Augusto Marinho, o Zezão, figura conhecida em Imperatriz pelo amor ao esporte desde os velhos tempos do Juçara Clube e que abraçou essa causa pela qual vem se dedicando muito, a equipe de basquete sobre rodas do Centro de Assistência Profissional ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA) tem superado todos os desafios.
O sonho dos atletas do time de basquete de cadeirantes do Cenapa é de chegarem na seleção brasileira e disputar competições em nível nacional e internacional.
Zezão sempre diz que os jogadores do time de basquete sobre rodas, os quais chama de guerreiros, têm uma grande dedicação pelo que fazem dentro de uma quadra.
“Os guerreiros são empenhados. Eu, por gostar do esporte, aceitei o desafio. Eu os chamo de guerreiros. Eles são verdadeiros atletas, é muito difícil jogar o basquete sobre cadeiras, tem que ter uma coordenação motora muito boa. Coordenar a cadeira, há de ter o controle da bola e ao mesmo tempo um preparo físico muito grande”, afirma.
Um dos atletas da equipe do Cenapa de Imperatriz é Edeilson Vieira, de 32 anos, que joga o basquete há seis. Ele explica que o esporte, além de ser um exercício, é também o resultado de superação. “Sofri um acidente de moto e fui parar numa cadeira de rodas. Descobri o time de basquete e hoje é uma satisfação muito grande jogar, significa um novo estilo de vida, superação”, disse.
O time de basquete de cadeirantes do Cenapa está treinando todas as terças e quintas, na quadra da loja maçônica União e Fraternidade, localizada na Rua Alagoas, bairro Juçara.