O Ministério do Esporte lançou na última quinta-feira, dia 27, em São Paulo, o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios do país. Numa primeira etapa, 155 estádios foram vistoriados e ganharam classificações com “bolas”, uma espécie de “estrela”, como acontece com hotéis. Os estádios podem receber de “uma a cinco bolas”.
No Maranhão, o estádio João Castelo (Castelão), em São Luís, e o Frei Epifânio, em Imperatriz, aparecem na relação com três bolas. Já o estádio Nhozinho Santos, na capital, recebeu duas bolas.
O estádio municipal Frei Epifânio, que pertence à Prefeitura de Imperatriz e é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sedel), foi inaugurado em janeiro de 1966. Em parceria com o Governo do Estado, passou por uma grande reforma, iniciada em 2008 e finalizada em 2010. Além do aumento da capacidade (passou para 10 mil torcedores sentados), o estádio oferece um maior conforto aos torcedores, com a instalação de mais um lance de arquibancada, placar eletrônico, além de obras de urbanização, lanchonetes, banheiros novos, melhores acessos, arquibancada principal coberta, novas instalações para TV e rádio, elevador para deficientes físicos, vestiários confortáveis com sala de aquecimento para os atletas, vestiários masculino e feminino para árbitros, acesso para ônibus e administração.
Este ano foram investidos mais de 400 mil reais para reforma e adequação na parte hidráulica e melhor acessibilidade para o torcedor, atendendo aos padrões da Confederação Brasileira de Futebol.
O estádio municipal Frei Epifânio é considerado um dos melhores e mais modernos do eixo norte/nordeste, com vestiários climatizados, salas de aquecimento, acessibilidade para portadores de deficiência física. O sistema de iluminação é composto de 32 refletores em cada uma das quatro torres, alimentados por uma subestação elétrica em seu interior. Para o gramado, foi implantado um sistema de irrigação eletrônica e drenagem profunda.
Na classificação do Sisbrace, o Frei Epifânio fica à frente de estádios conhecido no Brasil como, Anacleto Campanella e Moisés Lucarelli (SP), Parque do Sabiá (MG), Barradão (BA), Albertão (PI), Rei Pelé (AL), entre outros.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15520
Comentários