Rezende Neto é o maranhense favorito à vaga
O gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva, liderou os treinos livres

Única cidade do Nordeste a receber em 2014 uma das etapas classificatórias da Seletiva de Kart Petrobras, São Luís já vive o clima da disputa e o grid estará bem forte para a definição de mais três finalistas para a decisão da 16ª edição do evento. Os treinos começaram nessa sexta-feira (dia 19), no kartódromo João Sallen, e cerca de 15 kartistas estarão na categoria Graduados da Copa São Luís de Kart. A tomada de tempos e as duas baterias serão realizadas neste sábado (20).
Um dos mais importantes eventos do kartismo nacional, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva já tem seis pilotos classificados para a final, que acontecerá em outubro, e que foram selecionados em provas na região Sudeste. No Maranhão, além de pilotos locais, muitos pilotos de outras regiões estarão na briga por uma vaga, fortalecendo o campeonato e provocando um importante intercâmbio.
Entre os pilotos de fora, está o mineiro Paulo Victor, que foi finalista da Seletiva em 2013, e vai tentar novamente a vaga. O gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva no ano passado, também confirmou presença. Outro candidato a uma das vagas é o brasiliense Pedro Cardoso, também finalista em 2013 e que já participou de provas de carros na Europa este ano. O mineiro Yuri Carvalho também é outro nome forte e que chega com boas chances nesta briga.
“Corri poucas provas de kart este ano, porque estou disputando a Fórmula 3 Brasil, então acredito que terei mais dificuldades, porque não estou tão no ritmo como os outros kartistas. Mas estou confiante e quero muito disputar mais uma final da Seletiva de Kart Petrobras”, declarou Leist, que é vice-líder da F-3 Light. Nos treinos livres dessa sexta-feira, pela cronometragem não-oficial, o piloto foi o mais rápido, com 47s0.
Com 15 anos, Paulo Victor também quer uma nova chance na final do evento. “Será a minha primeira corrida aqui no Maranhão. Achei a pista legal e fomos bem nos testes. Acredito que tenho chances, mas o grid está bem forte”, ressaltou o mineiro.
Outros destaques são o paulista Giuliano Raucci - campeão brasileiro de kart na categoria Júnior no ano passado e sexto colocado no Mundial de Júnior de 2013 -, o paulista Matheus Iorio, que está correndo na F-3 Brasil, além do maranhense José Rezende Neto, piloto local e que quase se classificou para a final da Seletiva no ano passado.
“Para nós, da Seletiva de Kart Petrobras, que buscamos sempre dar a chance para pilotos de todas as regiões do país chegar à final, é muito gratificante ver um grid tão forte, com pilotos do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. É algo que fortalece não só a Seletiva, mas o kartismo todo do país. Sem dúvida, vai ser uma etapa muito disputada, com nível técnico alto e competitividade do começo ao fim das provas”, comentou Binho Carcasci, organizador da Seletiva.
O evento também vai contar com “presenças ilustres”. O maranhense Marcelo Medeiros, campeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos em 2012 e finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2008, já é um dos pilotos confirmados. Rafael Suzuki, que corre na Stock Car atualmente e foi campeão da Seletiva em 2007, não disputará as provas, mas vai prestigiar o evento.
Já estão com a vaga garantida para brigar pelo maior prêmio do kartismo nacional os pilotos: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP). Depois da etapa maranhense, haverá mais uma fase classificatória, onde os três últimos finalistas serão selecionados, em Itumbiara (GO).

Confira a programação para a etapa classificatória no Maranhão

Sexta-feira, dia 19
10h30 às 12h00 - 1º Treino Livre
15h30 às 17h00 - 2º Treino Livre
17h35 às 18h00 - 3º Treino Livre

Sábado, dia 20
8h45 às 8h55 - Warm up
9h45 às 9h55 - Tomada de Tempos
11h15 - Primeira Bateria
12h55 - Segunda Bateria

As próximas etapas classificatórias da Seletiva de Kart Petrobras
20 de setembro - São Luís /MA
11 de outubro - Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29 de outubro - Guaratinguetá / SP

Os pilotos já classificados para a final da 16ª edição
Vinícius Papareli (SP)
Victor Matzenbacker (RS)
Vitor Baptista (SP)
Zaiya Fontana (RJ)
Renato Junior (RJ)
Mauro Auricchio (SP)

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.