Depois de duas etapas classificatórias no Sudeste, a Seletiva de Kart Petrobras “desembarca” nesta semana em São Luís para a realização da terceira etapa classificatória da 16ª edição de um dos principais eventos do kartismo nacional. Serão definidos mais três finalistas no dia 20, dentro da categoria Graduados da Copa São Luís de Kart.
Doze pilotos, selecionados nos principais campeonatos regionais do país, estarão na final da Seletiva, em outubro, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, brigando pela premiação de 60 mil reais em dinheiro para o campeão e pela participação em um programa de orientação, que levará os quatro melhores na final a viver experiências em um simulador de Fórmula 1, testar por uma equipe de base do automobilismo europeu, entre outros.
Na etapa maranhense, a briga promete ser boa, envolvendo pilotos das regiões Sudeste e Nordeste. A prova também vai contar com “presenças ilustres”. O maranhense Marcelo Medeiros, campeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos em 2012 e finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2008, já é um dos pilotos confirmados. Rafael Suzuki, que corre na Stock Car atualmente e foi campeão da Seletiva em 2007, também estará na disputa. Apesar de paulista, Suzuki mora atualmente em São Luís. Mesmo não tendo mais idade para concorrer às vagas (apenas pilotos entre 15 e 18 anos terão a chance de participar da final), eles tornarão às provas mais emocionantes e com alto nível técnico.
Entre os pilotos locais, José Rezende Neto é apontado como um dos favoritos. O kartista de 17 anos foi campeão maranhense de kart em 2012 e, no ano passado, foi o terceiro colocado na etapa da Seletiva de Kart Petrobras, que aconteceu em Imperatriz.
“No ano passado, em Imperatriz, eu fiquei em terceiro na Seletiva e só se classificavam dois para a final. Este ano, serão três vagas e correndo em casa estou ainda mais animado. Estou treinando bastante e muito focado para conseguir a vaga. Será uma honra poder representar o Maranhão na Seletiva e, para a minha carreira, conseguir um título como este seria muito importante”, declarou o piloto.
Outra “fera” que estará na briga é um paulista de coração maranhense. Giuliano Raucci, campeão brasileiro de kart na categoria Júnior no ano passado e sexto colocado no Mundial de Júnior de 2013, corre como piloto filiado ao Maranhão, levando as cores do estado.
“A expectativa para a conquista da vaga é grande, porque bati na trave nas duas etapas anteriores da Seletiva e não vou deixar esta oportunidade escapar! Farei de tudo para ganhar no Maranhão, afinal sou filiado e represento com muito orgulho o estado. Conto com a torcida de todos para este desafio. A minha ligação com o Maranhão vem do excelente trabalho realizado pela federação maranhense no intercâmbio Brasil Europa para melhorar o nível do kart no Brasil”, destacou o piloto de 15 anos.
A etapa classificatória em São Luís terá duas baterias no sábado, dia 20, com 15 voltas cada uma. Os 10 primeiros colocados marcam pontos e valerá a classificação final, somando as duas corridas.
As próximas etapas classificatórias da Seletiva de Kart Petrobras
20 de setembro - São Luís /MA
11 de outubro - Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29 de outubro - Guaratinguetá / SP
Os pilotos já classificados para a final da 16ª edição
Vinícius Papareli (SP)
Victor Matzenbacker (RS)
Vitor Baptista (SP)
Zaiya Fontana (RJ)
Renato Junior (RJ)
Mauro Auricchio (SP)
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.
Comentários