Após conquistar o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-15 de Basquete da 2ª Divisão, no ano passado, a Seleção Maranhense se prepara para disputar a competição nacional da categoria, em sua divisão de elite. O torneio seria promovido em agosto, mas a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) decidiu adiar o certame, que deve ocorrer em setembro ou outubro.
Apesar do atraso no início da competição, o técnico Betinho Lima sabe das dificuldades do campeonato e enfatiza que, mesmo assim, a equipe representará bem o Maranhão. “Fomos campeões ano passado, com todos os méritos, mas perdemos a base do time, com a permanência de apenas seis jogadoras no elenco. A expectativa é boa, pois estamos com o objetivo de fazer um bom trabalho, apesar das dificuldades que terão que ser enfrentadas, sem dúvida alguma. A competição terá um nível elevado, por isso não vai ser fácil. Vamos para a batalha”, destacou Betinho.
A seleção tem sua base no time do Beto Sports, equipe campeã do estadual da categoria, disputado entre abril e maio, e os treinamentos vão seguir, sempre de segunda-feira a sábado, alternando entre o CT Beto Sports e a AABB.
Para Betinho, esse período a mais de preparação será importante, principalmente para o entrosamento do time. “A gente avalia de forma positiva esse período extra de treinamentos que ganhamos, porque a equipe vai se preparar melhor e entrosar as jogadoras dentro de quadra, visto que teremos um compromisso que vai exigir muita qualidade técnica”, acrescenta.
Antes do Brasileiro, algumas atletas da seleção maranhense vão participar do 6º Encontro Sul-Americano de Clubes Sub-16, marcado para o fim deste mês, na cidade de Novo Hamburgo-RS. Tanto no nacional quanto no encontro, integrantes da comissão técnica da CBB observarão as atletas, visando à convocação do grupo para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Clubes, categoria sub-15, que deve ocorrer em novembro, possivelmente na cidade de Campina Grande-PB.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14447
Comentários