A delegação maranhense que participou da fase nacional dos Jogos do Sesi voltou para casa com duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze na bagagem. As medalhas foram conquistadas pelos trabalhadores atletas maranhenses de natação, atletismo e tênis.
A equipe do Maranhão teve representante também na competição de xadrez e foi composta por 15 atletas de quatro empresas industriais – Cemar, Vale, Camargo Corrêa e MPX. Ao todo, participaram da fase nacional dos Jogos do Sesi cerca de 1 mil trabalhadores atletas de 247 empresas de todas as regiões do Brasil.
No entanto, os Jogos do Sesi não são apenas uma competição por medalhas, mas sim um evento que proporciona benefícios para as empresas e para os trabalhadores. O objetivo é destacar os valores do esporte – que são trabalho em equipe, comprometimento e superação – e levá-los para dentro das empresas.
Antes de chegar à fase nacional, os competidores que estiveram em Goiânia venceram torneios municipais, estaduais e regionais em 2011. Todas as etapas dos Jogos do Sesi, que começam com competições entre as empresas, mobilizam cerca de 2 milhões de trabalhadores atletas brasileiros.
Atualmente o Sesi-MA, entidade que faz parte do Sistema Fiema, está realizando a fase municipal dos Jogos nas seis cidades maranhenses em que a entidade está presente – Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e São Luís. A atual fase da competição classifica trabalhadores atletas para a etapa estadual, que no caso do Maranhão deverá ocorrer no final de setembro.
Medalhas
As duas medalhas de ouro conquistadas na fase nacional dos Jogos do Sesi 2012 vieram das piscinas, com as trabalhadoras atletas da Cemar, Daniele Araújo e Camila Helluy. A primeira ganhou os 50 metros, nado costa, na categoria 25+, com o tempo de 38 segundos e 80 centésimos e a segunda levou ouro na prova mais rápida da natação: os 50 metros nado livre, com o tempo de 31 segundos e 65 centésimos.
As duas também faturaram medalhas de prata, sendo que Daniele Araújo ficou em segundo lugar nos 50 metros nado borboleta, com o tempo de 35 segundos e 67 centésimos, na categoria 25+, enquanto Camila Helluy levou a prata também nos 50 metros nado borboleta na categoria 16+ com o tempo de 33 segundos e 24 centésimos.
As duas trabalhadoras atletas da Cemar estão pré-convocadas para compor a equipe brasileira que vai disputar os Jogos Internacionais – CSIT, em julho, na Itália.
Ainda nas piscinas, o trabalhador atleta Daniel Góis, da Vale, conquistou a medalha de prata nos 50 metros nado peito, na categoria 25+. Ele também nadou a prova dos 50 metros, nado livre, e ficou na 8ª posição, com o tempo de 27 segundos e 40 centésimos.
Das pistas de atletismo vieram duas medalhas: uma de prata conquistada pela saltadora Mary Lucy Dias, da Vale, no salto em altura, alcançando a marca de 1,20 metro, categoria 30+. A outra medalha veio com Werinson Rodrigues, da Camargo Correa, que em um sprint nos últimos metros da prova de 3 mil metros rasos, categoria 16+, conseguiu ganhar a terceira colocação, marcando 9 minutos, 2 segundos e 46 centésimos, ficando com a medalha de bronze.
Mary Lucy também disputou o salto em distância, atingindo a marca de 3,70 metros, na categoria 30+, o que a deixou com a 5ª colocação. No salto em altura o trabalhador-atleta Paulo Rogério Costa, da Vale, marcou 1,45 metro e ficou em 7º lugar.
A participação maranhense nas pistas ainda teve o trabalhador atleta Maurício Carlos Santos, que correu os 100 metros rasos em 11 segundos e 51 centésimos, ficando em 7° lugar, e Werison Rodrigues, que também correu os 800 metros rasos e ficou em sexto lugar com o tempo de 2 minutos, um segundo e 9 centésimos.
No último dia de competição, o trabalhador atleta Rodrigo Lamounier, da Vale, conquistou a medalha de bronze, no tênis, na categoria absoluto, ao vencer o representante do Amazonas por dois sets a zero.
Comentários