Secretário Márcio Jardim com a comunidade indígena

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) entregou, no início desta semana, um kit esportivo para a comunidade indígena “Aldeia Escalvado”, de liderança do Cacique Osmar Canela, que fica no município maranhense Fernando Falcão. O kit, entregue pelo secretário Márcio Jardim, é composto por bolas de futebol, uniformes, redes de traves, fardas de juiz, apitos, jogos de cartão, entre outros itens que vão incrementar a prática esportiva na aldeia.
“A doação desse kit esportivo à Aldeia Escalvado é um incentivo aos jovens da comunidade indígena. A prática esportiva é um direito constitucional que possui dimensão pedagógica e inclusiva e melhora a autoestima dos povos”, disse o secretário Márcio Jardim.
Os equipamentos esportivos, de acordo com o cacique Canela, eram muito aguardados na terra indígena que possui quase três mil pessoas. “Nossa terra tem 2.565 índios, em sua maioria, jovens. Estes, cada dia mais, demonstram interesse pelo futebol.  Agradecemos muito a atitude da Sedel em nos atender com apoio aos nossos jovens atletas que têm se dedicado ao futebol”, disse.
Ainda segundo o cacique Osmar Canela, além do interesse pelo futebol, os jovens da Aldeia Escalvado desde muito cedo praticam o principal esporte indígena: a corrida de toras. “Essa prática tem aspectos tanto esportivo quanto ritualístico e propicia aos homens e mulheres o espírito de trabalho em equipe, pois é disputada pelas metades cerimoniais”.