Equipe da Sedel com o secretário Saulo Dino e o adjunto Márcio Papel

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), órgão da Prefeitura de Imperatriz, fez um balanço dos dois anos em que foi administrada pelo secretário Saulo Dino e seu adjunto, Márcio Papel, nos anos de 2015/16. Com o pleito do prefeito Sebastião Madeira chegando ao fim neste mês de dezembro, a Sedel deixa para a próxima administração várias atividades esportivas e parcerias realizadas nesses dois últimos anos.
Em 2015, a Secretaria de Esporte e Lazer realizou inúmeros eventos esportivos e parcerias. Entre eles, destaca-se a Corrida da Mulher (março); 24º Jogos Escolares de Imperatriz – JEIs 2015 (junho); a tradicional Corrida 16 de Julho, Seletiva para os JEMs 2015 e os Jogos de Verão (julho/agosto); o CAPAZ (Campeonato Paradesportivo de Imperatriz), evento adaptado que atende a crianças e jovens com deficiências nas classificações funcionais intelectuais, auditiva, visual e motora (setembro); I Corrida Sest/Senat (novembro); e o Jogo das Estrelas, que contou com a presença de ex-grandes jogadores do futebol brasileiro (dezembro).
Durante todo o ano de 2015, a Sedel realizou o evento Ruas de Lazer, que contemplou o centro e alguns bairros de Imperatriz, um por mês, com 6 edições.
Já neste ano de 2016, a Sedel repetiu as ações, além de incrementar outras. Além disso, teve a passagem da Tocha Olímpica por Imperatriz em junho, um dos maiores feitos da Secretaria, além da primeira etapa dos Jogos Escolares de Imperatriz – JEIs 2016. Em julho, foi realizada a Seletiva para os JEMs e a Corrida 16 de Julho. Nos meses de setembro e outubro, foram realizados os Jogos de Verão na Praia do Cacau, evento que movimentou as noites da cidade com boa presença de público. Fechando o ano, foi realizada a segunda etapa dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs, em novembro.
A Sedel realizou, ainda, inúmeras ações em diversas modalidades esportivas em 2015/16, onde foram realizadas parcerias, como: instalação do telão no estádio municipal Frei Epifânio; implantação das inscrições online para os JEIs; curso e formação de Luta Olímpica; reforma e ampliação do Frei Epifânio, em parceria com o estado; treinamento para os ambulantes do estádio; incentivo na participação do professor Wallace Froes nos Jogos Olímpicos Rio 2016; incentivo na participação do mestre Evandro Silva em vários campeonatos de taekwondo; parceria com a Funac com aulas de taekwondo para os internos; parceria com o Cavalo de Aço nas competições que a equipe participou nos anos de 2015 e 2016, além de incentivo às escolas que participaram dos JEMs e Jogos da Juventude, onde Imperatriz teve os melhores desempenhos na sua história.

Laudos
Outra ação positiva da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) foi em relação aos laudos técnicos do estádio municipal Frei Epifânio, os quais representavam problemas todos os anos para o time do Imperatriz. Nos dois últimos, a Sedel esteve sempre à frente antecipando a solução deste problema. A CBF exige que os laudos, em um total de 5, sendo que dois deles são atrelados, sejam renovados todos os anos. São os de Segurança, emitido pela Polícia Militar; Prevenção de combate a incêndio, do Corpo de Bombeiros; condições sanitárias e de higiene, pela Vigilância Sanitária do estado, e de risco de 10 sistemas de engenharia e arquitetura.
O secretário-adjunto, Márcio Papel, informou que a PM e os bombeiros vão realizar a vistoria no Frei Epifânio nesta quinta-feira. A vistoria da Vigilância Sanitária está agendada para janeiro, enquanto o laudo de Engenharia e Arquitetura está renovado até julho de 2017.
Durante os dois anos desta administração, a Sedel contou com o apoio do Governo do Estado e do Sest/Senat, entre outros órgãos.