Joaquim Quirino Cruz coordena pessoalmente a movimentação para a ida dos atletas para a capital
Ítalo Mazzilli, campeão de judô, é a certeza de medalha nos JEMs

A equipe da Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL) do município de Imperatriz, com total apoio do secretário Joaquim Quirino Cruz, já começou a se movimentar para a fase final da 40ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs – 2012).
A fase final da principal competição esportiva estudantil do Maranhão começa no dia 4 de agosto, sábado da próxima semana, com as modalidades coletivas. No dia 10, serão iniciadas as disputas das modalidades individuais.
Imperatriz vai mandar para a capital maranhense 500 alunos/atletas, a maior delegação do interior do estado e a segunda de todo o Maranhão, perdendo somente para a capital.
Os alunos/atletas de Imperatriz seguirão para São Luís em duas etapas, conforme informações do secretário Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere. Na próxima quinta-feira, 2 de agosto, seguem 250 alunos/atletas, que vão disputar as competições de modalidades coletivas, como futsal, futebol de campo, handebol, vôlei e outras. A outra turma, ou seja, os 250 alunos/atletas de modalidades individuais, viaja dia 9.
Neste domingo, funcionários da Sedel de Imperatriz, do setor de alimentação, viajam para a capital maranhense com os mantimentos para os atletas, que vão ficar alojados nas dependências do Ipem.
Promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), os JEMs deste ano estão sendo disputados em quatro etapas (Metropolitana, Regional, Inter-regional e Estadual). Todas as demais fases já foram realizadas, faltando agora apenas a Estadual.
Os Jogos Escolares Imperatrizenses são os únicos que mandam os campeões e vices de cada modalidade esportiva para os Jogos Escolares Maranhenses sem a necessidade de uma seletiva. Os demais municípios são obrigados a disputar seletivas em competições regionais.
Imperatriz detém a hegemonia em várias modalidades esportivas dos Jogos Escolares Maranhenses, como vôlei, masculino e feminino, e judô. O atleta da Escola Dom Bosco, Ítalo Mazzilli, é campeão sul-americano escolar de judô.