A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) deu início à preparação dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) que, no próximo ano, chegará à sua 41ª edição. O primeiro passo da Sedel para ampliar a participação de atletas, escolas e municípios começou com a realização de uma reunião envolvendo representantes da Secretaria e das cidades e instituições de ensino interessadas em participar dos JEMs em 2013.
Este primeiro encontro ocorreu na Sedel com as participações do secretário-adjunto de Desporto Educacional e diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto; o gerente técnico dos JEMs 2013, Raimundo Mesquita, e o coordenador de Educação Física de Imperatriz, Charles Moysés; além dos professores José Carlos Ribeiro, representando os municípios do interior; Breno Gomes, o Liceu Maranhense, Jorge Gobel, o Colégio Reino Infantil; Alesson Serejo, o Colégio Crescimento.
De acordo com Alim Maluf Neto, é fundamental que a Sedel comece a idealizar a próxima edição dos Jogos Escolares a partir de agora. Segundo ele, esses encontros com representantes de municípios e escolas são necessários para que sejam identificados os pontos que podem ser mantidos ou modificados na maior competição esportiva estudantil do Maranhão.
“Acredito que é muito proveitoso ouvirmos sugestões para melhorar nossa principal competição estadual. A Sedel trabalha desta maneira para que consigamos sempre ter sucesso nas nossas ações. Por isso, estamos reunindo, com alguns meses de antecedência, os representantes dos municípios e das escolas para planejarmos a melhor forma de realizarmos os JEMs 2013”, explicou Alim Maluf Neto.
Nesta primeira reunião, foi discutido o regulamento geral dos JEMs do ano que vem, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de sugerir algumas mudanças. No geral, os representantes dos municípios e escolas elogiaram a forma como a Sedel vem realizando os Jogos Escolares.
Outro ponto debatido no encontro foi a manutenção de índices técnicos para as modalidades atletismo, ciclismo e natação. Isso significa que para que os atletas campeões nos JEMs nestes esportes possam participar das Olimpíadas Escolares será necessário que eles obtenham um tempo ou uma marca pré-estabelecida.
Alim Maluf Neto explicou, ainda, que durante o mês de novembro a Sedel irá se reunir com os coordenadores técnicos de todas as modalidades. O objetivo dos próximos encontros será de elaborar os regulamentos técnicos de cada esporte.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14543
Sedel começa a discutir regulamento geral dos JEMs 2013
Imperatriz foi representada pelo coordenador de Educação Física Charles Moysés
Comentários