Reunião aprovou novo calendário dos JEMs 2018 e fez balanço da última edição

No auditório da Escola de Governo do Maranhão, na capital São Luís, foi realizada reunião com gestores e secretários dos 147 municípios que participaram dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017. Imperatriz foi representada pela secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Greycivane Lindoso. Novo calendário de competições, não somente em nível de município, como também estadual e nacional, foi discutido e aprovado com várias mudanças nas normas que regem os JEMs a partir de 2018, além de discussões sobre o balanço da última edição.
Segundo ela, foi decidido que não haverá mais a primeira e segunda divisão no futsal, sendo apenas uma para os jogadores. Foi definido, também, que os municípios terão até o mês de maio de 2018 para a realização dos Jogos Escolares Municipais e as seletivas regionais dos JEMs serão realizadas em julho, sendo que, mais uma vez, Imperatriz se candidatou para ser uma das sedes. Antes, as seletivas para os JEMs eram realizadas em seis polos e, agora, serão oito.
“Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e só perde para a capital em termos de número de escolas e alunos/atletas. Então, temos um peso muito grande nas decisões que foram tomadas, tanto no que diz respeito à logística, como também na implementação das atividades das competições”, destacou Greycivane Lindoso.
O secretário estadual de Esportes, Hewerton Pereira, reforçou que o momento é de união para que os JEMs 2018 possam ter resultados ainda melhores. “A Sedel conta com a ajuda de vocês para que no próximo ano possamos realizar a maior competição estudantil maranhense e que os JEMs possam crescer muito mais”.
No balanço apresentado, ao todo 75 mil alunos estiveram envolvidos diretamente com a realização dos jogos em 2017, com o recorde de municípios participantes, em um universo de 1.230 escolas. No que se refere ao Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses, ParaJEMs, seis municípios participaram da competição, com seis escolas. A delegação maranhense participou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e teve quebra de recorde de medalhas, com 8 de ouro ,13 de prata e 12 de bronze. (Dema de Oliveira – ASCOM)