A partir desta sexta-feira (24), São Luís se tornará a capital do ciclismo. Pela primeira vez, a capital maranhense será palco da Copa Nordeste de Ciclismo, competição nacional que reunirá 185 ciclistas de nove Estados durante três dias na Avenida Litorânea. Promovida pela Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), sob a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a Copa Nordeste tem o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário Joaquim Haickel.
O Maranhão disputará a competição com 25 atletas distribuídos nas cinco categorias (Juvenil, Junior, Elite, Master, Veteranos e Feminino) da competição. De acordo com o presidente da FMC, Walmir Peixoto, a Lei de Incentivo foi fundamental para que a Copa Nordeste fosse trazida para São Luís.
“Só tenho a agradecer a Lei de Incentivo criada pelo secretário Joaquim Haickel porque foi por causa dela que conseguimos trazer uma competição nacional para São Luís. Isso mostra que o esporte no Estado tem crescido graças às iniciativas da Sedel, que não mede esforços para nos apoiar”, declarou.
A equipe maranhense convocada para a Copa Nordeste de Ciclismo pode ser considerada uma mescla de experiência com juventude. Segundo Walmir Peixoto, o grupo selecionado é capaz de conquistar excelentes resultados.
“Esta é a maior edição da Copa Nordeste da história. Nós temos a expectativa de termos uma participação muito boa dos maranhenses. Sabemos que temos condições de subir ao pódio e estamos preparados para conquistar muitas medalhas”, disse Peixoto.
Dentre os maranhenses confirmados nesta edição da competição nacional estão os experientes Graziani Gerbasi Fonseca, Gilson Buna Martins e Irislene da Silva.
A Copa Nordeste de Ciclismo deste ano tem o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA), Lençóis Maranhense e Grand Hotel São Luís.

Copa Nordeste de Ciclismo
A Copa Nordeste de Ciclismo deste ano será realizada durante três dias em São Luís e contará com a participação de 185 ciclistas. Além dos atletas maranhenses, a competição terá ciclistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que estarão distribuídos em cinco categorias: Juvenil, Junior, Elite, Master (30+, 40+ e 50+), Veteranos e Feminino.
De acordo com a programação estabelecida pela Federação de Ciclismo do Maranhão (FMC), hoje serão realizados a abertura oficial do evento, o congresso técnico e a prova de contra-relógio (5km) na Avenida Litorânea.
Amanhã, ocorrem as disputas da prova de resistência e, no último dia de competição, haverá as disputas das provas de circuito e as premiações de todos os campeões tanto no individual quanto por equipes.

Equipe do Maranhão

CATEGORIA ELITE - Washington Veras dos Santos, Leandro Silva Lima, Tássio Silva Soares, Luís Carlos Ribeiro Campos e André Luís Gomes Oliveira;
CATEGORIA JUVENIL - Iann Henrique Aguiar Lucena, Gabriel dos Santos Silvestre e Christhian William Almeida Santos;
CATEGORIA JUNIOR - Filipe Santana Oliveira e Bruno Bezerra Alves;
CATEGORIA FEMININO - Irislene da Silva, Gentil Luiza Sousa Calixto e Cristina Rodrigues Sousa Herthel;
CATEGORIA MASTER 30/39 anos – Dilson Pará, André Luís Gomes Oliveira e Francisco de Assis Costa Frazão;
CATEGORIA MASTER 40/49 anos - Esdras de Sousa Penha, Marcone Claudio Reis Freire e Gilson Buna Martins;
CATEGORIA MASTER 50/59 anos - Valfredo de Maceno Oliveira, José Ismael Santos e José das Neves Sousa;
CATEGORIA VETERANO 60 acima - Graziani Gerbasi Fonseca, Edson Coelho Pereira Filho e Wilmar Reis Soares Santos.

Programação

Dia 24/08 (sexta-feira)
9h00 - Solenidade de Abertura - Grand São Luís Hotel
10h00 - Congresso Técnico - Grand São Luís Hotel
14h00 - Prova de Contra-Relógio - Avenida Litorânea
Dia 25/08 (sábado)
8h00 - Provas de Resistência
Dia 26/08 (domingo)
8h00 - Provas de Circuito
11h30 - Premiação