Italo Mazilli está entre os 16 atletas que representarão o Maranhão

A cidade de São Luís vai se transformar na capital do judô brasileiro neste fim de semana. Pela primeira vez, o Ginásio Castelinho foi o local escolhido para receber o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18. Esta fase final reunirá aproximadamente 300 judocas de todo o país. Em disputa, pontos para o ranking nacional, que classifica os primeiros colocados de cada categoria para o Campeonato Pan-Americano e os segundos para o Sul-Americano.
O Maranhão será representado por dezesseis atletas, sendo um por categoria. Ao todo, o Campeonato Brasileiro contará com disputas tanto no masculino quanto no feminino em dezesseis categorias.
Dentre as esperanças maranhenses para subir ao pódio estão Adryelly Santos e Ítalo Mazzili, ambos que somam bons resultados ao longo dos últimos anos a nível nacional. Mazzili, por exemplo, esteve recentemente com a Seleção Brasileira durante excursão pela Europa.
“A expectativa é para uma competição muito difícil. Vai ser muito igual. Vamos torcer para nossos atletas se saírem bem. Nossos atletas são de alto nível, é uma equipe boa, mas vai ser complicado. O desempenho dos maranhenses vai depender muito do sorteio das chaves”, comentou o presidente da Federação Maranhense de Judô (FMJ), Francisco Neto.
A Confederação Brasileira de Judô divulgou a programação de atividades na capital maranhense. A primeira delas ocorre já na sexta-feira (30), quando a CBJ promove uma clínica de arbitragem. No sábado (31), após a pesagem oficial dos atletas será realizada às 9h a solenidade de abertura da competição nacional com a participação de judocas e autoridades.
A competição, propriamente dita, terá início às 9h30 com as disputas das categorias Super Ligeiro e Ligeiro. No período vespertino, a partir das 13h30, ocorrem os combates das categorias Meio Leve, Leve, Meio Médio e Médio. No domingo (1º de junho), serão realizadas as disputas das categorias Meio Pesado e Pesado.