Salatiel Júnior treina firme para chegar ao título e artilharia da Série C

Além da busca pela tetracampeonato do Brasileirão em final que acontece neste domingo, diante do Náutico, o Sampaio também está em busca de outra conquista que obteve em edições anteriores no campeonato nacional.
Nas três conquistas de Brasileiro do Sampaio em duas delas o Tricolor terminou com o artilheiro do campeonato.
No primeiro título nacional, em 1972, o Sampaio Corrêa levantou a taça na final diante do Campinense nos pênaltis, após empate no tempo normal por 1 a 1 e 0 a 0 na prorrogação. O artilheiro do Brasileirinho (Série B) daquele ano foi Pelezinho, com oito gols.
No bicampeonato nacional, na Série C de 1997, o Sampaio foi campeão invicto após vitória sobre a Fracana-SP, no quadrangular final, por 3 a 1. O artilheiro da competição também foi da equipe maranhense: Marcelo Baron, com nove gols.
O único ano que o Sampaio foi campeão Brasileiro e não teve o artilheiro foi em 2012, na Série D. A Bolívia Querida foi campeã invicta e seu goleador foi Cleitinho, com sete gols. O artilheiro da competição daquele foi Nino Guerreiro, do Crac-GO, que terminou como vice-campeão após empate em Goiás por 1 a 1 e vitória do Tricolor no Maranhão por 2 a 0.
Este ano o Sampaio mais uma vez chega à uma decisão de Brasileiro da Série C. O Tricolor enfrenta o Náutico na decisão e também pode ter o goleador da competição. Salatiel é vice-artilheiro do torneio com sete gols e tem na frente três jogadores que não estão mais na disputa com oito gols: Eduardo (Treze), Luiz Eduardo (São José-RS) e Negueba (Globo).
Em atuação na final da Série C apenas três jogadores mais próximos de Salatiel Júnior, com dois a menos que o camisa nove da Bolívia Querida: Roney, do próprio Sampaio, e Alvaro e Thiago do Náutico.

Artilheiros do Sampaio nos títulos brasileiros
1972 - Série B - Pelezinho (oito gols)
1997 - Série C - Marcelo Baron (nove gols)

Artilheria da Série C 2019
Oito gols: Eduardo (Treze), Luiz Eduardo (São José-RS) e Negueba (Globo)
Sete gols: Jefinho (ABC), Imperatriz (Matheus Lima), Wesley (Santa Cruz), Salatiel Júnior (Sampaio) e Felipe Alves (Botafogo-PB)
Seis gols: Nubio Flavio (Volta Redonda)
Cinco gols: Roney (Sampaio) Alvaro (Náutico) e Thiago (Náutico) - únicos em atuação - Nicolas (Paysandu), Renato Cajá (Juventude) e Tomas bastos (Paysandu)