Com um mês de atraso, devido a ações na Justiça Comum e somente agora desembaraçadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), começa hoje o Campeonato Brasileiro da Série D.
O jogo de abertura acontecerá em Cuiabá, com Mixto e Sampaio Corrêa, que será realizado a partir das 16 horas, no estádio Presidente Dutra.
O Sampaio se encontra na capital mato-grossense desde o início da noite de ontem. O time já seguiu escalado pelo treinador Flávio Araújo, sem nenhum mistério. Flávio Araújo pediu determinação aos jogadores, que estão ansiosos pela estreia.
Mais uma vez, o Sampaio inicia uma jornada em busca da Série C, único caminho que pode levá-lo à elite do futebol brasileiro.
O Mixto é considerado o clube mais popular de Mato Grosso, possuindo a maior torcida do estado. É também o maior vencedor do Campeonato Mato-Grossense, com 24 conquistas, além de ser o único a ter conquistado o tetracampeonato (em duas oportunidades, de 1951 a 1954 e de 1979 a 1982). Participou dos Campeonatos Brasileiros de 1976 a 1986.
O Mixto vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, porque o campeão Luverdense está na Série C. O Tigre, como é denominado pelos seus torcedores, tem como treinador Celso Teixeira, bastante conhecido do torcedor maranhense, pois já passou pelo Sampaio Corrêa.
No que se refere ao sistema tático, as duas equipes se equiparam, pois ambas iniciarão a partida no 4-4-2, com três volantes. São características dos dois treinadores.
A Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 será a quarta edição da competição de futebol profissional equivalente à quarta divisão no Brasil. Será disputada por 40 equipes que se classificaram através dos campeonatos estaduais e outros torneios realizados por cada federação estadual. Este ano, será a primeira vez que o Brasileiro da Série D será custeado pela CBF.
Na primeira fase, os quarenta clubes estão divididos em oito grupos com cinco clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se à segunda fase, onde estes dezesseis clubes restantes jogarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta – iniciando-se nas oitavas-de-final – onde classificam-se os clubes com melhor resultado agregado, considerando vitórias e gols marcados como visitante. Na terceira fase (quartas-de-final), os oito clubes restantes novamente jogarão em sistema eliminatório, idêntico ao da fase anterior, classificando-se os vencedores para as semifinais. Os clubes com melhor campanha jogam a segunda partida em seu estádio.
Os quatro semifinalistas adquirem o direito de disputar a Série C de 2013. Vencedores das semifinais jogam as finais em ida e volta, com o clube de melhor campanha realizando a partida decisiva em seus domínios. O melhor resultado agregado nas finais coroa o campeão da Série D de 2012.

Mixto x Sampaio
Horário: 16 horas
Local: Estádio Presidente Dutra (Cuiabá)
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
A1: Jander Rodrigues Lopes (AM)
A2: Marcos Santos Vieira (AM)
4A: Daniel Martins dos Santos (MT)

Mixto
Heverton Perereca; Alex, Ricardo, Cris, Kal e Paulinho; Cleber, Julian, Kiko e Felipe; Paulinho Marília e Tiago Furlan.
Técnico: Celso Teixeira

Sampaio
Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinhos Rech e Deca; Arlindo Maracanã, Robson Simplício, Eloir e Cleitinho; Edgar e Célio Codó.
Técnico: Flávio Araújo