Sampaio e Moto duelam hoje, às 18 horas, no Castelão, pela terceira rodada do Campeonato Maranhense de 2018. Trata-se do maior clássico do Maranhão.
O primeiro confronto entre as duas equipes foi realizado dia 14 de julho de 1940, quando o Sampaio goleou por 7 a 2 pelo Campeonato Maranhense, sendo a maior goleada da Bolívia frente ao estreante do Campeonato Maranhense de 1940.
Maior goleada do Moto Club aconteceu em 1953 vitória por 9 a 3 no Estádio Nhozinho Santos, pelo Torneio Municipal.
Na Série C de 2017, a rivalidade entre as duas agremiações foi destaque nacional. O Sampaio Corrêa, que mais tarde conquistaria o acesso à Série B, perdeu em casa para o Botafogo-PB, resultado que acabou rebaixando o Moto de divisão, uma vez que o time rubro-negro havia sido derrotado pelo Fortaleza no Ceará.
A derrota da Bolívia Querida gerou uma série de questionamentos, pois o Papão do Norte chegou a alegar que o rival havia perdido propositalmente para prejudicá-lo. Porém, nada foi de fato constatado. O certo é que o Moto Club acabou amargando o rebaixamento e o Sampaio Corrêa foi promovido à Série B 2018, um ano após seu descenso.
Sampaio e Moto já realizaram 598 jogos e o ‘Papão’ leva vantagem em número de vitórias sobre o Sampaio. Na história dos dois rivais, o Moto tem 192 vitórias, e marcou 726 gols, enquanto que o Sampaio tem 183 vitórias e marcou 704 gols. Aconteceram 223 empates. No total, as duas equipes marcaram 1.430 gols.
No momento, lidera o Campeonato Maranhense com 4 pontos ganhos e 3 gols de saldo. O Sampaio Corrêa é o quarto colocado, com 3 pontos, mas tem um jogo a menos, pois ainda não jogou pela segunda rodada, cujo jogo será contra o Santa Quitéria no dia 10 de fevereiro.
O Sampaio entra em campo, na tarde/noite de hoje, com um time misto, já que o treinador Francisco Diá vai poupar pelo menos seis jogadores, que estão desgastados devido à logística de viagem para o jogo contra o Independente de Tucuruí, pela Copa do Brasil. O Sampaio venceu por 1 a 0 e se classificou para a próxima fase da competição. O Moto joga com sua força máxima.
Maykon Matos Nunes é o árbitro do jogo, com assistências de Elson Araújo da Silva e Raelson Almeida. O quarto árbitro é Paulo José Sousa Mourão e a quinta árbitra Hanna Karolina Gabrielle Viegas Costa.
Comentários