Depois de Caxiense e Duque de Caxias, na década de 90, e do Juventude, no ano de 2006, o Sabiá FC será o quarto time a representar Caxias na elite do futebol maranhense. A vaga para a primeira divisão foi conquistada dentro de campo com uma vitória por 2 a 1, diante do Viana Esporte Clube, sábado passado, no estádio Djalma Campos.
Com o resultado, o Sabiá FC somou 7 pontos ganhos no segundo turno, mesma pontuação que o Timon Esporte Clube, mas o auriverde levou vantagem no saldo de gols e ficou com o título da fase. Agora o Pássaro dos Cocais terá a chance de buscar o título inédito da competição em dois confrontos diante do Viana, campeão do primeiro turno e também já classificado para a Série A Maranhense do ano que vem.
Para os saudosistas, vale lembrar que Caxiense e Duque de Caxias desativaram suas atividades há mais de dez anos. O Duque de Caxias chegou a ser campeão do extinto Torneio Início na abertura do Campeonato Maranhense de 1993, batendo na final o Maranhão Atlético Clube. Já a Caxiense conquistou o terceiro turno do Estadual de 96, chegou a disputar o triangular final com Sampaio e Bacabal, perdendo o título dentro de casa para o BEC.
Numa experiência mais recente, a Sociedade Esportiva Juventude, hoje licenciada, perdeu o título da 2ª Divisão de 2005 para o Santa Quitéria, final que só ocorreria em janeiro de 2006. A participação do Rubro-negro dos Cocais na Série A foi meteórica e a equipe acabou rebaixada no mesmo ano.
Julgamento - Mesmo Viana e Sabiá FC já tendo garantido vaga na primeira divisão em 2012, a Segundinha desta temporada ainda terá capítulos extracampo. É que o Tribunal de Justiça Desportiva volta a julgar o Timon Esporte Clube, que teria utilizado o jogador Fabinho de forma irregular em cinco jogos.
Em primeiro julgamento, o TEC havia sido penalizado com a perda de 15 pontos, mas os dirigentes timonenses alegaram não terem sido comunicados da sessão de instrução e julgamento e conseguiram efeito suspensivo, que, por sua vez, foi apreciado na ultima sexta-feira (11), oportunidade em que a Segunda Comissão Disciplinar decidiu retornar o caso para ser julgado novamente.
Independente do resultado do novo julgamento, nada mudará na competição, apenas o Timon poder ter sua punição confirmada e terminará a Segundinha com a pior campanha tendo perdido todos os pontos conquistados dentro de campo.
Finais - Com melhor campanha na somatória dos dois turnos, o Viana terá o direito de disputar a segunda partida das finais da Série B de 2011 em casa. A competição começará a ser decidida neste sábado (19), com o jogo Sabiá x Viana no estádio Duque de Caxias. O confronto de volta, no estádio Djalma Campos, ocorre dia 26.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14254
Comentários