O Campeonato Maranhense terá dez clubes. O Sabiá, que havia enviado um documento oficial à Federação Maranhense de Futebol para que fosse retirado da competição, voltou atrás e jogará o Estadual. O clube entrou em contato com a FMF no fim da tarde dessa terça-feira e voltou a figurar entre as equipes aspirantes ao título.
A equipe que voltou para a divisão especial do Campeonato Maranhense nesta temporada após ficar em segundo lugar na Série B estreará no dia 1º de fevereiro, data do início da competição, assim como todas as outras equipes. O time do município de Caxias havia alegado problemas financeiros e falta de ajuda para não participar da competição, mas parece ter encontrado uma solução.
Caso desistisse da competição, o time de Caxias voltaria a disputar a Série B, só que somente em 2016. No ano que vem, o Estadual voltará a dar vagas para a Copa do Nordeste e para a Série D do Campeonato Brasileiro.
“Recebemos a ligação do Sabiá e, como eles ainda estavam dentro do prazo estipulado pela Federação, voltarão à competição e com isso não haverá nenhuma equipe que folgará na tabela”, destacou o vice-presidente de competições, Antônio Henrique.
A competição deste ano será jogada da seguinte forma. Na fase de classificação será todos contra todos em turno único. Ao fim dos jogos, as quatro melhores avançam para as semifinais, onde o primeiro enfrentará o quarto e o segundo jogará contra o terceiro. As equipes com melhores campanhas têm a vantagem de jogar a decisão em casa e jogar por dois resultados iguais. Na final, segue a vantagem para a melhor campanha somando os pontos das duas fases.
O número de rebaixados será mantido. Das dez equipes, duas serão rebaixadas para a Série B de 2015 e somente uma subirá da segunda divisão. Com isso, na próxima temporada haverão nove times na primeira divisão. Esse sistema deve ser mantido em 2015, já que a FMF pretende atingir o número de oito clubes, considerado ideal pela entidade.
Estádios
Segundo o diretor de competições da FMF, uma equipe chefiada pelo vice-presidente Antônio Henrique, já está realizando um processo de vistoria por todos os estádios do interior que receberão jogos do Estadual. A equipe conta com, além de membros da FMF, profissionais da imprensa e da arbitragem também. Caso os laudos técnicos não sejam entregues, as partidas serão realizadas com portões fechados.
“Estado do gramado não pode fazer com que uma partida deixe de acontecer. Mas o laudo técnico pode fazer com que não tenha público”, declarou Antônio Henrique.
Comentários