A Federação Maranhense de Futebol (FMF), por meio de sua diretoria, emitiu nesta quinta-feira (2) a resolução nº 003/2020, pela qual define os protocolos a serem seguidos para retomada do Campeonato Maranhense 2020, marcado para o dia 1º de agosto.
Os protocolos que serão seguidos pela FMF, e todos os profissionais envolvidos com as oito equipes que estão disputando o Campeonato Maranhense de que 2020, são os mesmos que estão sendo seguidos por todos clubes de futebol do Brasil e do mundo. São protocolos de combate ao novo coronavírus, e obrigatoriamente serão seguidos para o bem de todos e sem eles não tem como dar seguimento a qualquer competição em todo o mundo.
Os treinos para os oito clubes que estão disputando o Maranhense 2020, por determinação das autoridades sanitárias do Maranhão, estão previstos para iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de julho. E para que isso ocorra, os clubes terão de providenciar a testagem RT-PCR SARS-Cov-3, quatro dias antes do início dos treinamentos. Isso para atletas, comissão técnica, diretoria, diretoria e funcionários e mais aqueles que direta ou indiretamente das atividades antecedentes aos treinos. Os clubes terão de providenciar testagens a cada jogo. Por enquanto, os jogos não terão a presença de público, fato que somente poderá acontecer quando houver determinação do governo. Assim mesmo, inicialmente com apenas com 1/3 da capacidade de cada estádio, onde são mandados os jogos.
Os profissionais da imprensa terão de cumprir regras para adentrarem ao estádios. Deverão apresentar os testes e atestado médico que indiquem estar aptos, sem a presença de carga viral, o novo coronavírus, preencher questionário que será disponibilizado pela FMF. Nas equipes de TV, apenas um cinegrafista e um repórter; Rádio um narrador, um comentarista e um repórter; Jornal, um repórter e um fotográfo. Para profissionais das demais mídias eletrônicas, será realizada análise de credenciamento pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) e Associção Croaniastas e Locutores Esportivos do Maranhão (ACLEM).
FMF elenca em seu protocolo a higienização dos locais de treinos e concentrações de atletas. Uma alteração simbólica é sobre o uso de utensílios como garrafas, que segundo o protocolo deverão ser individuais e descartáveis.
Os principais itens dos protocolos a serem seguidos, conforme a resolução 003/2020, são esses e os demais são os complementos, também importantes para todos que vão trabalhar nos jogos.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16665
Comentários