Os Jogos Escolares da Juventude de 2016 serão realizados na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, de 20 a 29 de setembro, para a categoria infantil (12 a 14 anos). A competição é a porta de entrada para a categoria estudantil do Bolsa Atleta, do governo federal.
Esta não será a primeira vez que João Pessoa receberá uma edição dos Jogos Escolares da Juventude. Em 2011, a capital paraibana foi palco da competição, que reuniu atletas de 12 a 14 anos de todo o País. E em 2007, 2008 e 2014 foi sede dos Jogos para atletas de 15 a 17 anos.
A região tocantina terá oito escolas nos Jogos da Juventude, sendo seis de Imperatriz, uma de João Lisboa e outra de Açailândia.
De Imperatriz, seguirão duas equipes das modalidades coletivas, uma de futsal feminino do Colégio Duque de Caxias e de handebol masculino, o ArteCeb. No judô, seguirão Ranieri II e Maísa, ambos do Colégio Dom Bosco; tênis de mesa, Ana Clara, do Colégio José de Alencar. Uma outra menina do tênis de mesa, do Colégio Dom Bosco, também viajaria, mas a família resolveu pela não participação da atleta na competição. Além disso, duas garotas do atletismo, Tamires, do colégio Pedro Abreu, e Fabrícia, do colégio Afonso Pena.
A professora Dinalva Benigno disse que, com esses alunos/atletas, a cidade de Imperatriz e o Maranhão estarão muito bem representados. “O que a gente espera é que todos possam se dedicar ao máximo para que possamos representar bem nossa cidade e o nosso estado”.
A viagem dos alunos/atletas para João Pessoa ainda não tem data definida, mas tudo leva a crer que ainda esta semana tudo será resolvido. Essa parte é de responsabilidade da Sedel-MA, que tem como coordenador o professor Sandow Feques. A delegação da região tocantina será composta por 33 atletas.
Da cidade de João Lisboa, viajarão atletas do ciclismo, duas mulheres e um rapaz, todos do Colégio Nicolau Dino. João Lisboa vem tendo a hegemonia do ciclismo da região. De Açailândia, viajarão atletas do vôlei feminino.
Todas as delegações viajarão por via aérea com destino a João Pessoa.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15707
Comentários