O rebaixamento do Sampaio Corrêa para a Série C é fato consumado. A derrota por 1 a 0 para o Bahia, na noite dessa terça-feira (8), acabou com qualquer possibilidade que o time ainda tinha em pelo menos permanecer na série B, a três rodadas para o término do torneio. Com apenas 27 pontos somados em 35 jogos disputados, o time maranhense agora tentará encerrar sua participação na competição nacional com dignidade. Caso contrário, se despedirá da Série B no top 5 das piores campanhas da segunda divisão desde o início da era de pontos corridos, em 2006.
Até aqui, desde 2006, apenas cinco equipes terminaram a disputa da Série B sem conseguir chegar aos 30 pontos ganhos. O Sampaio corre sério risco de ser o sexto time a integrar esta estatística pra lá de negativa após 38 rodadas disputadas.
Pior do que esta campanha atual do Sampaio, estão apenas os desempenhos do Duque de Caxias (rebaixado em 2011 com 17 pontos), Mogi-Mirim (rebaixado em 2015 com 23 pontos), CRB (rebaixado em 2008 com 24 pontos) e Portuguesa (rebaixada em 2014 com 25 pontos). O Salgueiro-PE, que somou 29 pontos em 2011, foi o quinto time a não conseguir terminar o torneio nacional com, pelo menos, 30 pontos.
Para não figurar entre os piores da história da Série B da era dos pontos corridos, o Sampaio precisará vencer algum dos seus próximos compromissos. No sábado (12), a equipe maranhense receberá o Londrina. Na semana seguinte, encara o Atlético-GO em São Luís. Por fim, visitará o Goiás no Serra Dourada.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15753
Comentários