Professor Bergson Santos e Antonio Dilain na academia Askad

Foi realizado em Imperatriz, no último fim de semana, o curso de captação técnica do Krav-Magá, que foi aberta ao público na faixa etária a partir de 16 anos. O curso foi realizada na Academia Askad, que tem à frente o professor Antonio Dilain, e serviu também para a avaliação técnica dos alunos dessa academia.
O curso foi ministrado pelo professor Bergson Santos, faixa preta, 4º DAN, formado em Israel e um dos representantes do Krav-Magá no Brasil e o representante para o nordeste do Brasil.
O Krav-Magá, conforme explicações do professor Bergson Santos, foi criado pelo Exército Israelense. Krav-Magá quer dizer combate próximo/de contato. É um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, agarramento e golpeamento. O Krav-Magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão judeu durante o período de ativismo antissemita em Bratislava nos anos 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo a corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav-Magá. Desde então, ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.