Após pausa de pouco mais de um mês, os kartistas que disputam o Campeonato Maranhense de Kart voltaram às pistas e disputaram a quinta etapa do Estadual 2014. Realizada no último sábado (9), a disputa reuniu 6 categorias no kartódromo João Sallem, em São Luís, um local que vem passando por reformulações de estrutura para melhor atender ao público e pilotos.
A única novidade na categoria cadete foi a pole de Antônio Neto. O piloto, que vem mostrando evolução a cada prova, cravou o melhor tempo, seguido por Manuel Júnior. Porém, a sorte lhe faltou e um problema com o seu motor lhe obrigou a trocá-lo e assim perder a pole por levar punição prevista em regulamento.
Bom para Manuel, que voltou a vencer as duas baterias e sagrar-se vencedor de mais uma etapa, estando assim cada vez mais próximo do seu primeiro título maranhense. Antônio Neto foi o segundo e Júlio César o terceiro. Entre os novatos da categoria F4, Júnior Mateus travou forte duelo com José Augusto, com ambos vencendo uma bateria cada. No final, na soma geral, Mateus levou a melhor e venceu a etapa, seguido por José Augusto e Eduardo.
Já entre os graduados da F4, William Camizão vinha dominando, cravou a pole e venceu de ponta a ponta a primeira bateria, porém um novo toque na largada da segunda bateria (o terceiro acidente em três corridas) tirou as chances do piloto de vencer pela primeira vez no ano uma etapa. Melhor para Bruno Max, que teve caminho livre e venceu a segunda bateria. Na soma geral, Marcos Gonçalves, o campeão da F4 novatos em 2013, acabou vencendo sua primeira corrida pela graduados, seguido de Bruno Max e Wiliam Camizão.
Jerrynho Abrantes mostrou forte desempenho pela Sprinter, categoria de karts 2 tempos, e cravou a pole. Durante a prova perdeu posições e em um lance polêmico envolvendo Jerrynho e Rezende Neto (piloto da categoria Graduados 2 tempos) acabou sendo desclassificado. No final, Olavo Fonseca acabou vencendo a bateria, com Henri Forest em segundo. Na segunda bateria, Jerrynho se recuperou e venceu a bateria, com Henri Forest novamente em segundo. Na geral, Olavo Fonseca faturou a etapa, com Henri Forest em segundo e Jerrynho em terceiro. Entre os Sênios, o grande vencedor foi Gustavo Rabelo, que além de ter feito a pole, duelou fortemente com Airton Deives na primeira Bateria e Júnior Mateus na segunda, apesar dos duelos segurou a pressão e venceu as duas baterias.
No geral, faturou a etapa seguido por Júnior Mateus e Airton Deives. Por fim, entre os graduados, Rafael Suzuki, piloto da Stock Car, voltou a disputar uma etapa do Estadual e desta vez sagrou-se vencedor da etapa. Com uma pole, um segundo lugar na primeira bateria e um primeiro na segunda bateria, o piloto não teve vida fácil e duelou por muitas voltas com Matheus Iorio, outro piloto de categorias mais expressivas nacionalmente (atualmente o jovem piloto participa da Fórmula 3 Light) e o decacampeão Marcelo Medeiros. Pela soma geral, além do primeiro lugar de Suzuki, Matheus foi o segundo e Marcelo Medeiros o terceiro.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15078
Comentários